Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

Instituto Atuação lança 2ª Coletânea da Democracia, conjunto de importantes obras no campo da ciência política e teoria democrática

Edição reúne, de maneira pioneira na língua portuguesa, textos de grandes nomes internacionais ligados ao tema, como Larry Diamond, Ernest Wolfgan Böckenförde, Giovanni Sartori e Gene Sharp

Ajustar texto A+A-

O Instituto Atuação, organização apartidária, sem fins lucrativos de pesquisa, estratégia e articulação com foco em participação política, transparência pública e cultura democrática, lançará a 2ª edição da Coletânea da Democracia, dia 11 maio, durante evento em São Paulo, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

A obra, que possui financiamento Federal de Incentivo à Cultura, da Lei Rouanet, tem o objetivo de   propagar conceitos chaves ligados ao tema, buscando criar alicerces comuns e fortalecer a cultura democrática no Brasil. A coletânea traz, de maneira pioneira para a língua portuguesa, textos internacionalmente reconhecidos e de grande impacto.

Tendo em vista a necessidade atual de se contribuir com um debate maduro, apartidário e equilibrado, que envolva os principais atores sociais da cena democrática brasileira, o Instituto Atuação decidiu produzir a 2ª Co­letânea da Democracia, após o sucesso e a grande demanda pelos livros da primeira edição. A obra contará com quatro livros, “Para entender a Democracia”, de Larry Diamond; “O Antigolpe”, de Gene Sharp e Bruce Jenkins; “Estado de Direito e Democracia”, de Ernst W. Böckenförde e “O Que é Democracia?”, de Giovanni Sartori.

Para o lançamento da obra, o instituto trará ao Brasil Larry Diamond, sociólogo político, especialista em democracia e docente da Universidade de Stanford. O professor apresentará o conteúdo de seu livro, inédito mundialmente, que consiste em uma seleção de artigos para essa edição brasileira. Ele tratará de conceitos como a definição da democracia, qualidade da democracia, aspectos particulares como Accountability, estado de direito, eleições, e também de questões atuais como “recessão democrática”, regimes híbridos e efeitos da tecnologia, discorrendo sobre um amplo panorama moderno dos principais assuntos relacionados ao tema.

Diamond é um dos nomes confirmados para o evento de lançamento da 2ª Co­letânea da Democracia, que será realizado pelo Instituto Atuação em parceria com a plataforma UM BRASIL e com a FecomercioSP, dia 11 de maio, na sede da entidade. O evento ainda contará com a presença do Professor José Alvaro Moisés, que fará parte da mesa de debates. O encontro é gratuito e possui vagas limitadas. Os interessados poderão inscrever-se até o dia 08 de maio através do site www.sympla.com.br/lancamento-2-coletanea-da-democracia__132168.

Ampliando o debate

O ano de 2016 deixou marcas históricas no Brasil, em uma das suas maiores crises políticas. No mundo se viu um ressurgimento do autoritarismo, com uma deturpação do conceito de democracia e nacionalmente uma descrença na política tradicional e nas instituições como um todo. Segundo dados do Latinobarómetro – estudo de opinião pública que aplica anualmente mais de 20 mil entrevistas em 18 países da América Latina, representando mais de 600 milhões de habitantes – o número de brasileiros que não acreditam mais na democracia e na política chega a ser alarmante.

Tendo em vista essa grave conjuntura, o Instituto Atuação dá continuidade a um trabalho iniciado em setembro de 2015, com a realização primeira Semana da Democracia, tomando para si a responsabilidade e o protagonismo para ajudar a transformar essa realidade. Com o propósito de trazer resultados concretos, a entidade se mobiliza para ampliar o debate em torno do tema, focando nos pontos em que nossa de­mocracia é mais carente: cultura e par­ticipação política.

“Compreendemos que, para transformar o Brasil em uma democracia plena, é indispensável co­meçar pelo nível local, pois percebemos uma tendência global de se transformar a política inicialmente nas cidades. Essa é uma das premissas de nosso trabalho e para isso que mobilizamos esforços para viabilizar e publicar as Coletâneas da Democracia e convidamos a todos para os eventos de lançamento”, completa Jamil Assis, Gestor do Cidade Modelo, do Atuação.

Sobre o Instituto Atuação

O Instituto Atuação é uma organização apartidária, sem fins lucrativos de pesquisa, estratégia e articulação. Tem como visão a transformação do Brasil em uma democracia plena. O Instituto atua com foco em participação política, transparência pública e cultura democrática.

Serviço:

Lançamento da 2ª Co­letânea da Democracia
Data: 11 de maio
Horário: das 9 às 12h00
Local: FecomercioSP
Endereço: Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista - SP
Inscrições:https://www.sympla.com.br/lancamento-2-coletanea-da-democracia__132168

Mais informações:

Assessoria de imprensa:
Lilian Michelan - lilian.michelan@tutu.ee (11) 94136-0648
Ana Paula Fonseca - anapaula.fonseca@tutu.ee (11) 94291-8055
Melina Cintra - melina.cintra@tutu.ee (11) 96864-3431
 

Fechar (X)