Economia

08/01/2019

Intenção de consumo das famílias sobe novamente em dezembro, aponta FecomercioSP

Segundo a Entidade, indicador avançou 6,2% em relação a outubro e 11,4% no comparativo anual

Intenção de consumo das famílias sobe novamente em dezembro, aponta FecomercioSP

Intenção de adquirir bens duráveis teve bom desempenho no mês por causa das promoções da Black Friday
(Arte: TUTU)

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) voltou a subir, alta de 6,2% na comparação mensal, passando de 89,3 pontos em novembro para 94,8 pontos em dezembro. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um avanço de 11,4%, quando o índice marcava 85,1 pontos.

O ICF é apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de 100 pontos significa insatisfação, e acima de 100, satisfação em relação às condições de consumo.

Veja também:
Confiança do empresário paulistano sobe pelo quarto mês consecutivo
Custo de vida na região metropolitana de São Paulo sofre queda de 0,36% em novembro
Confiança do consumidor sobe pelo quinto mês consecutivo

Todos os sete itens analisados obtiveram aumento em dezembro, com destaque para Momento para duráveis, que registrou a maior elevação (20,2%), passando de 58,4 pontos em novembro para 70,2 pontos em dezembro. A assessoria econômica da Entidade lembra que, mesmo com o bom resultado, o índice ainda está abaixo dos 100 pontos, ou seja, no grau de insatisfação. A Federação ressalta que o bom desempenho do item está relacionado à Black Friday, quando houve a oportunidade de compra de produtos como televisores, aparelhos de sons e telefones celulares por preços promocionais. No mês, foram 32% dos que responderam ser um bom momento para adquirir esses tipos de bens, contra 26,5% do mês anterior e 29,6% do visto há um ano.

De acordo com a pesquisa, a segunda maior elevação foi do item Perspectiva de consumo, que, em dezembro, cresceu 8,9% na comparação anual e 15,1% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo 100,9 pontos. Segundo a Entidade, o item retornou ao patamar de satisfação após 11 meses. Atualmente, são 34,9% dos paulistanos que consideram que, nos próximos meses, o consumo de sua família e da população em geral tende a crescer em relação ao ano anterior. Há um ano, esse porcentual era de 29,6%.

O item Nível de consumo atual registrou a pior avaliação do ICF no mês, passando de 60,4 pontos de novembro para 62,6 pontos em dezembro, alta de 3,6%. Conforme a pesquisa, os paulistanos ainda estão bastante insatisfeitos com o seu consumo, visto que 52,7% dizem que estão gastando menos do no mesmo período do ano anterior. Na comparação com dezembro de 2017, houve um recuo de 4,7 pontos porcentuais.

Segundo a FecomercioSP, os aumentos da intenção de consumo e de bens duráveis estão relacionados à melhora da renda e do crédito. O item Renda atual voltou ao patamar de satisfação, ao atingir 101 pontos, alta mensal de 3,2%. Contudo, foi o momento de recebimento da parcela do décimo terceiro salário.

O item Acesso a crédito passou dos 88,2 pontos em novembro para 91,3 pontos em dezembro, elevação de 3,5%. Houve redução da insatisfação, pois 39,8% responderam que está mais difícil a contração de empréstimo para compras a prazo – 4,9 pontos porcentuais abaixo do registrado em dezembro de 2017.

Outro destaque foi o item Perspectiva profissional, que registrou aumento de 4,7% e atingiu os 123,1 pontos, sendo o item com melhor avaliação do ICF no mês. De acordo com a Federação, esta é a maior pontuação desde abril de 2014, quando o item registrou 127,5 pontos. Foram 57,5% dos entrevistados que responderam que acham que o responsável pelo domicilio terá alguma melhoria profissional nos próximos seis meses, 6,8 pontos porcentuais a mais do que há um ano.

Os paulistanos também estão se sentindo mais seguros nos seus empregos. O item Emprego atual subiu de 110 pontos em novembro para 114,6 pontos em dezembro, altas mensal de 4,2% e anual de 9,9%. Foram 35,2% dos entrevistados que responderam estar mais seguros nos seus atuais cargos em comparação ao mesmo período do ano passado. Há um ano o percentual foi de 30,6%.

Faixa de renda
Na análise por faixa de renda, houve crescimento em ambos os grupos, com destaque para renda superior a dez salários mínimos (SM), alta de 8,3%, passando de 95,2 pontos em novembro para 103,1 pontos em dezembro. Já no grupo com renda abaixo dos dez SM, a alta foi de 5,4%, ao passar de 87,3 pontos em novembro para 92 pontos em dezembro. Contudo, quem mais evoluiu na comparação anual foi o grupo com renda mais baixa, 12,2% contra 9,5%

A FecomercioSP avalia que o resultado de dezembro está atrelado à Black Friday e, ao mesmo tempo, à pós-eleição, no qual os consumidores conseguiram ter um pouco mais de clareza do que deve acontecer no próximo ano. Assim, os itens que mais avançaram em dezembro foram os ligados às expectativas, a maioria no patamar de satisfação, acima de 100 pontos. A última vez que isso ocorreu foi em janeiro de 2018.

Segundo a Federação, mesmo estando no patamar de insatisfação, o crescimento anual de 11,4% na intenção de consumo é suficiente para gerar otimismo no varejo com crescimento nas vendas, principalmente no Natal e nas liquidações de início de ano. Então, a tendência é positiva para os próximos meses com mais as oportunidades de compras no início de ano e perspectivas de melhora da economia.