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Economia

Lojistas estimam queda de 8% no faturamento do Dia das Mães deste ano

Apenas 3% dos empresários do comércio pretendem contratar funcionários temporários para a data

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Lojistas estimam queda de 8% no faturamento do Dia das Mães deste ano

Apesar de pessimistas com a data, os empresários estão mais dispostos a fazer promoções (41% deles terão algum tipo de oferta)
(Reprodução/FreePik)

Após quatro anos de queda nas vendas ou de desempenho muito fraco no Dia das Mães, os lojistas paulistanos seguem pessimistas com a data neste ano. De acordo com a sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com 100 lojistas da cidade de São Paulo nos dias 8 e 9 de maio, a maioria acredita que a data será pior do que no ano passado, com perdas de 8% no faturamento. 

Mesmo com a estimativa da Federação de aumento de até 5% nas vendas do varejo no mês de maio, a sondagem revela que esse movimento de alta pode não ser motivado pela data especial. De acordo com a FecomercioSP, o consumidor também está cada vez mais racional após uma forte restrição orçamentária da crise e do desemprego e esse novo consumidor está mais atento às promoções, menos afeito ao apelo das datas e ainda pouco propenso a se endividar. A Entidade aponta, ainda, que é possível imaginar que a sazonalidade de alguns meses, puxada pelas datas comemorativas, tenda a se reduzir gradativamente. 

Na comparação com a sondagem de 2016, os lojistas esperam pelo aumento das vendas à vista, passando dos 34%, em 2016,  para 38% neste ano, diante da pouca propensão das famílias em se endividar e, também,  do risco de se expandir crédito, seja o crédito direto da loja ou aquele financiado por bancos e financeiras aos clientes de determinadas estabelecimentos. Nas vendas a prazo, a expectativa é que a maioria utilize o cartão de crédito, alcançando os 60%, ante os 62% do ano passado. 

Apesar de pessimistas com a data, os empresários estão mais dispostos a fazer promoções (41% deles terão algum tipo de oferta, que normalmente é um desconto especial, alta de 4 p.p. em relação ao ano anterior). Os estoques estão mais ajustados para a data e a contratação de temporários é uma rara exceção (apenas 3% dos entrevistados declararam ter intenção de contratar temporários para a data), ainda menor do que no ano passado (5%). 

Em resumo, a FecomercioSP afirma que o bom desempenho projetado para o varejo no mês de maio não deve ser creditado a um aumento expressivo de vendas no Dia das Mães, uma vez que as expectativas dos lojistas mostram claro pessimismo. A possibilidade de uma performance positiva se deve a uma combinação de fatores específicos que estão marcando o atual processo de normalização do ritmo da atividade varejista.

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