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Negócios

Lopes Supermercados: departamento de logística é diferencial positivo da empresa

Com três lojas em São Paulo, rede movimenta R$ 50 milhões de mercadorias por mês

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Lopes Supermercados: departamento de logística é diferencial positivo da empresa

Por Camila Garcia

A rede Lopes Supermercados, de São Paulo, passa por mudanças em seus procedimentos de transportes e considera seus departamentos de Logística e Supply (gestão da cadeia logística) um diferencial positivo da empresa. Com uma estrutura proporcional ao negócio e possibilidades de crescimento, a empresa varejista movimenta mensalmente R$ 50 milhões de mercadorias, distribuídas em mais de 100 caminhões de cargas e 1,5 milhão de caixas de produtos.

Marcos Domingos de Barros Júnior, gerente de Logística, sabe que boa parte do lucro do setor produtivo de uma empresa é resultado de um trabalho ativo na área de transportes, que também pode ser um diferencial frente aos concorrentes. “Trabalhamos para que nossos produtos estejam disponíveis no ponto de venda na hora e na quantidade necessária para cada loja. Também atuamos com escalas logísticas, onde definimos a importância e a necessidade de cada transporte, o que reflete diretamente na área financeira e na redução de impactos ao meio ambiente”, afirma Júnior.

Se a palavra de ordem é sustentabilidade, o supermercado atua em algumas frentes que visam resultados consistentes e duradouros. “Sempre buscamos identificar em qual etapa das entregas não obtivemos os efeitos esperados. Erros de abastecimento ou conferência de produtos nos pontos de entrega, por exemplo, geram retrabalhos e novos custos”, explica o gerente.

Estoques desnecessários também são outra preocupação. “Este item afeta não somente o caixa da empresa, mas também a operação de toda a rede, limitando estruturas, gerando espaços físicos desnecessários e impactos sustentáveis negativos”, conta.

Com mais de 40 anos de atuação no ramo do varejo, a rede tem hoje 26 lojas, distribuídas nas cidades de São Paulo (Itaquera, Campo Limpo e Vila Piauí), Embu das Artes, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Osasco e Barueri.

Desafios

Para Marcos, o maior desafio da logística em São Paulo diz respeito à infraestrutura rodoviária. “Em um país com grandes extensões como o Brasil, temos estradas em péssima qualidade. A ineficiência de movimentação aumenta o custo dos processos logísticos, além da vulnerabilidade deste meio de transporte, que sofre com roubos, assaltos e perda de produtos”, diz.

Com o objetivo de conhecer a dinâmica de transporte da cidade, a FecomercioSP apoia o estudo inédito “Origem e Destino de Cargas de São Paulo”, realizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), com apoio da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e financiado pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

A pesquisa coletará dados sobre a distribuição de cargas urbanas com o objetivo de entender a logística de cada setor econômico. Os dados também ajudarão na avaliação dos impactos de investimentos em infraestrutura e no desenvolvimento de políticas para mitigar congestionamentos e emissões de gases poluentes.

O empresário que desejar contribuir com o estudo deve enviar e-mail para od.cargas.sp@comapconsultoria.com.br ou ligar para (11) 3090-2472.

Os resultados serão divulgados em fevereiro de 2016. Para obter mais informações sobre a pesquisa, acesse aqui.

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