Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

“Operação Lava Jato tenta fazer terapia de choque no Brasil”, diz Danilo Limoeiro

Doutorando em ciência política acredita que País passa por processo doloroso, que deve trazer benefícios em futuro próximo

Ajustar texto A+A-

“Operação Lava Jato tenta fazer terapia de choque no Brasil”, diz Danilo Limoeiro

“O Brasil está fazendo algo que nenhum outro país na mesma faixa de desenvolvimento está", afirma Limoeiro

Os desdobramentos da Operação Lava Jato devem causar profundas transformações na política e na sociedade brasileira, para o doutorando em ciência política pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Danilo Limoeiro.

“A Operação Lava Jato está tentando fazer um choque externo no sistema político brasileiro para levar a sociedade de um equilíbrio para outro”, afirmou, em entrevista ao UM BRASIL.

Segundo Limoeiro, se, por enquanto, os efeitos da investigação são negativos, impactando o sistema político e a economia, os benefícios da operação devem aparecer com o tempo.

“O Brasil está fazendo algo que nenhum outro país na mesma faixa de desenvolvimento está. A terapia de choque de combate à corrupção não é vista na Argentina, no México, na África do Sul. Talvez estejamos dando um passo atrás em um processo doloroso para darmos dois ou três passos à frente em alguns anos”.

Na avaliação de Limoeiro, a Lava Jato pode deixar dois legados: mudar as regras do jogo político e levar a sociedade para mais perto do Judiciário, o mais fechado dentre os três poderes do sistema democrático.

“Mudando as regras do jogo, para conseguir um contrato com a administração pública você não tem que dar uma propina, mas sim uma boa proposta. E quem está julgando essa proposta não tem nenhuma outra expectativa de benefício pessoal”, afirma Limoeiro. “Nesse processo de transformação da sociedade brasileira, um próximo passo é pôr um pouco mais de luz no Judiciário".

Veja a entrevista na íntegra abaixo:

Fechar (X)