Negócios

29/10/2018

Óticas Diniz querem ser a marca mais lembrada em todo o Brasil

Empresa, que já tem a liderança na maioria dos Estados, agora quer conquistar SP e RJ

Óticas Diniz querem ser a marca mais lembrada em todo o Brasil

Rede está presente em 386 municípios brasileiros com 1,05 mil lojas espalhadas pelo País
(Arte TUTU)

Por Karina Fusco

Fundada em São Luís, capital do Maranhão, em 1992, as Óticas Diniz passaram por um intenso processo de expansão graças à visão de negócios e à garra do empresário Arione Diniz, que nos primeiros anos escalava os membros de sua numerosa família para cuidar das novas unidades espalhadas – principalmente pelo Nordeste.

Ao longo de 16 anos, o empresário abriu 252 óticas próprias até que, em 2008, apostou no modelo de franchising para continuar crescendo. A partir daí, a gestão da companhia deixou de lado a característica emocional e ganhou maior profissionalismo, tanto que todas as unidades tocadas pela família se tornaram franquias. “Também selecionamos os gerentes mais bem avaliados do grupo, que foram financiados por um fundo para terem a sua franquia. Assim, começava o processo de expansão para o interior do Brasil por meio de um modelo de valorização de talentos que eu considero único no varejo nacional”, revela Diniz.

Veja também:  
Sócio da PwC destaca que pequenas e médias empresas saem na frente quando se fala em inovação
AlphaGraphics se reinventa na indústria gráfica
Mahogany aposta em lojas “light” e dribla crise econômica brasileira
Grupo Ornatus se adapta e aproveita crise econômica para “expansão vertical” 
Rede de camisetas Piticas aposta no segmento de cultura pop e planeja expansão   
Chocolândia: de bomboniere a rede de supermercados   
Estratégia multicanal da Polishop atrai novo consumidor

Na época, a Diniz não estava presente apenas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, pois havia um acordo com o concorrente, que foi anulado quando este foi vendido para um fundo internacional. Assim, a rede de Arione Diniz passou a focar nesses Estados, onde também abriu a possibilidade de virada de bandeira para óticas com boas práticas e bom relacionamento com os fornecedores.

O crescimento da única empresa brasileira do setor de óticas com capital cem por cento nacional é permanente, com a estratégia de abertura de 80 a 100 novas lojas por ano, mantida até mesmo em períodos de crise. O trabalho do grupo agora também engloba esforços para atender ao desejo de seu fundador, hoje com 58 anos, de conquistar a preferência dos clientes em todo o território. “Atualmente, a Diniz é a marca mais lembrada em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal. Nossa meta é conquistar a primeira posição também em São Paulo e no Rio de Janeiro até 2020”, ressalta Diniz.

A rede está presente em 386 municípios brasileiros e contabiliza 1,05 mil lojas espalhadas em todo o território nacional. “Com toda a evolução que está por vir, as Óticas Diniz se tornarão uma empresa ainda mais admirada e uma marca mais desejada. Em dez anos, queremos dobrar de tamanho e chegar a 2 mil lojas”, ressalta.

Confira a entrevista completa aqui: