Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Parceria Público-Privada beneficia Estado, setor privado e população

Em entrevista ao especial Lei das PPPs, especialistas afirmam que modalidade também traz ganho de produtividade e gera empregos

Ajustar texto A+A-

Parceria Público-Privada beneficia Estado, setor privado e população

Uma vantagem da PPP é que, ao fim do processo, bem público retorna completamente para o Estado
(Arte/TUTU)

Bastante comentada, mas ainda pouco aplicada no Brasil, a Parceria Público-Privada (PPP) apresenta vantagens para o desenvolvimento de um país que não se encontram em outras formas de investimento.

Em entrevista ao especial Lei das PPPs, produzido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), especialistas dizem que a modalidade é uma alternativa para o Estado viabilizar obras de infraestrutura.

Uma das vantagens é que, ao fim do processo, o bem público retorna para o Estado, diferente de uma privatização.

“PPP é usar recurso público para criar ativos. Um exemplo de PPP de hospital: a iniciativa privada faz o projeto, constrói, mantém, opera, equipa e, ao fim do contrato, em 15, 17 ou 20 anos, a iniciativa privada vai falar ao Poder Público: ‘Aqui está o ativo que eu construí’. PPP é justamente construir ativo público”, afirma Bruno Ramos Pereira, coordenador do PPP Brasil.

Além disso, outra vantagem do modelo é o provimento de infraestrutura em condições em que o Estado não consegue arcar com os custos, sendo que a iniciativa privada possui meios mais simples de realizar um investimento produtivo.

De acordo com Renato Alves Vale, diretor-presidente da CCR, o investimento em infraestrutura traz dois ganhos imediatos ao País: aumento de produtividade e a oportunidade de melhorar as condições de exportação.

Nessa mesma linha, Isadora Chanski Cohen, responsável pela Unidade de PPPs do Estado de São Paulo, diz que a modalidade é atrativa para ambas as partes, assim como para a população. “Quem se beneficia disso é o usuário daquela infraestrutura, o Estado e a sociedade como um todo, porque gera uma série de investimentos, emprego e movimenta a economia”, explica Isadora.

Acesse o especial Lei das PPPs e veja essas e outras entrevistas sobre as vantagens desse modelo de investimento. O conteúdo também apresenta um histórico das PPPs no Brasil, a legislação atual e os entraves do atual modelo.

Fechar (X)