Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Potencialize as vendas no 1º semestre de 2022 com o calendário de datas comemorativas

Empresas podem atrair consumidores com ações nas lojas físicas e na internet

Ajustar texto A+A-

Potencialize as vendas no 1º semestre de 2022 com o calendário de datas comemorativas

Ofertas e ações de marketing podem atrair o consumidor em diversas celebrações previstas no calendário
(Arte/Tutu)

As condições econômicas do início do ano de 2022 não são as mais promissoras para os negócios. Inflação, desemprego e juros elevados em nada favorecem as vendas. Contudo, em situações assim, faz-se ainda mais necessária uma gestão empresarial tempestiva e eficiente.

Uma ação que as empresas podem pôr em prática é a exploração de datas comemorativas. É de conhecimento de todos que o Dia das Mães e o Natal, por exemplo, movimentam – e muito – as vendas. O mesmo pode ser feito – guardadas as devidas proporções – em outras datas, pois o calendário está repleto de celebrações.

Veja também
Fique atento aos reflexos da pandemia em 2022
Combustíveis, gás, energia: entenda como a inflação afeta o seu negócio e saiba como se proteger
Entenda a forte alta do comércio eletrônico e como os negócios podem se preparar para 2022

Tanto nas lojas físicas como no comércio online, as empresas podem divulgar ofertas e promover ações relacionadas a datas celebrativas, como o Dia do Bolo de Chocolate (27/1), o Dia do Atleta Profissional (10/2), o Dia do Vendedor de Livros (14/3) e muitas outras.

Pensando nisso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) elaborou um calendário com as datas comemorativas do primeiro semestre do ano. Sabendo utilizá-las, o empreendedor pode aumentar o faturamento em momentos menos propícios a picos de receita e elevar o engajamento dos seguidores nas redes sociais.

Baixe o calendário na versão de sua preferência: desktop ou mobile

Dicas para potencializar as vendas

O primeiro semestre reúne diversas datas que podem ser exploradas pelos setores de comércio, serviços e turismo. Confira, a seguir, algumas indicações mês a mês.

Janeiro
As empresas devem aproveitar o primeiro mês do ano para desovar estoques por meio de promoções. O setor de papelarias é beneficiado pelas vendas de material escolar. O comércio pode usar a seu favor datas como o Dia do Fotógrafo (8/1) e o Dia Mundial do Puzzle (29/1), enquanto os serviços contam com o Dia do Cabeleireiro (19/1) e o Dia do Farmacêutico (29/1).

Fevereiro
De 4 a 20 de fevereiro, serão realizados os Jogos Olímpicos de Inverno. Apesar de as modalidades da competição não serem tradicionais no Brasil, o evento atrai a atenção do público e pode estimular a venda de materiais esportivos. O Dia de São Valentim, ou Valentine’s Day (14/2), data em que se celebram relacionamentos amorosos, está começando a ter alguns adeptos no País, de modo que as empresas podem trabalhar ações nesse sentido.

Março
Além do Dia Internacional da Mulher (8/3), no qual ações de valorização e empoderamento são bem-vindas, o mês conta com o Dia do Consumidor (15/3). A data já é bem explorada no comércio eletrônico, mas o varejo físico também pode aproveitá-la para aumentar as receitas.

Outra data importante é o Dia de São Patrício, ou St. Patrick’s Day (17/3). A celebração irlandesa potencializa a venda de bebidas, festas e eventos. Os estabelecimentos podem investir na decoração da loja, priorizando a cor verde, associada à data.

Abril
O mês de abril é marcado pela Páscoa. Por isso, cresce a procura por ovos de chocolate e peixes. O setor de turismo pode se beneficiar do feriado de Tiradentes (21/4), que cai numa quinta-feira.

Maio
Com o Dia das Mães sendo a principal data do mês de maio, a recomendação é que o varejo, de acordo com o histórico, aposte em itens de vestuário, calçados, acessórios, perfumes, cosméticos e eletrodomésticos. Além disso, o varejo e os serviços podem se valer de celebrações como o Dia de Star Wars (4/5) e o Dia do Hambúrguer (28/5).

Junho
De modo geral, o Dia dos Namorados (12/6) é uma data importante para as vendas no mês. Além disso, é importante que as empresas se atentem para o fato de que junho reúne diversas datas relacionadas ao esporte, como os dias do Tenista (9/6), do Enxadrista (12/6), do Karatê (17/6), do Skate (21/6), do Atleta Olímpico (23/6) e do Vôlei (27/6).

Os dias do Turismo (13/6), da Imigração Japonesa (18/6) e do Cinema Brasileiro (19/6), além das festividades juninas de São João, também podem ser exploradas por empresas de comércio, serviços e turismo.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)