Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Preocupado com ESG? Talvez você já esteja praticando e ainda não saiba!

Levantamento inédito da FecomercioSP identifica como pequenos negócios estão se mobilizando em relação às responsabilidades ambientais, sociais e de governança

Ajustar texto A+A-

Ouvir Texto:

00:00 00:10
Preocupado com ESG? Talvez você já esteja praticando e ainda não saiba!

Saiba mais sobre as boas práticas de ESG para o seu negócio! A FecomercioSP produziu um checklist orientativo voltado às pequenas empresas
(Arte: TUTU)

A despeito de as práticas em torno da agenda ESG mobilizarem as grandes empresas quanto às metas de combate à corrupção, diversidade de liderança e limitação do uso de carbono, os pequenos negócios também já estão aderindo às frentes de responsabilidades ambiental, social e de governança corporativa, mediante práticas que demandam pouco mais do que ajustes na rotina do estabelecimento. 

Nas pequenas empresas, as ações de ESG têm se traduzido em monitoramentos do consumo excessivo de água e de energia, assim como do descarte incorreto do lixo e da coleta adequada de resíduos, além de se manterem em dia com a documentação e o registro de empregados e promover um ambiente de trabalho respeitoso. Além disso, os empresários também estão se mobilizando nas ações sociais que têm efeito positivo na qualidade de vida dos funcionários, dos clientes e do bairro. 

Contudo, ainda há muito espaço para avanço. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) consultou cerca de cem pequenas empresas estabelecidas na cidade de São Paulo, entre outubro e novembro de 2021, para entender como a adoção do ESG tem ocorrido no dia a dia. Das companhias ouvidas, cerca de 90 mantêm menos de dez empregados, enquanto que 10 empregam ao menos 50 pessoas. 

Veja também
Empresas buscam cada vez mais estar de acordo com práticas ESG
FecomercioSP contribui com sugestões para o Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo
Adotar ações nos âmbitos ambiental, social e de governança beneficia os negócios e a sociedade
Saiba como implementar as práticas da LGPD nos pequenos negócios; acesse o guia

Confira os principais resultados da pesquisa inédita e saiba se a sua empresa já mantém boas práticas em curso. 

Responsabilidade ambiental 

Cerca de 95% das empresas consultadas acreditam que suas atividades não exercem efeitos negativos nas mudanças do clima, no uso do solo, na escassez de recursos naturais e de água e na poluição da água e do ar. 

Energia elétrica: em torno de 32% acompanham o consumo de energia, das quais 17% com metas de redução e apenas 1% monitora o consumo de energia de fontes não renováveis; ao passo que 91% indicaram que a iluminação do estabelecimento é composta por lâmpadas de LED. Nenhuma tem aquecimento solar de água e 1% conta com sistema de geração de energia fotovoltaica (empresas com mais de 50 empregados). 

Uso da água: 26% delas monitoram o consumo de água e 10% têm metas de redução; 7% têm sistema de reaproveitamento de água de chuva, e 10% dispõem de sistema de água de reúso; 27% contam com métodos de conservação da água, como uso de torneiras, vasos sanitários, mictórios ou chuveiros de baixo fluxo. 

Resíduos sólidos: 19% acompanham a geração de resíduos e 7% têm metas de redução. Apenas 2% participam de algum sistema de logística reversa de produtos pós-consumo, ao passo que 48% fazem a triagem dos recicláveis (porcentual sobe para 100% nos negócios com mais de 50 funcionários) e 27% fazem a substituição de descartáveis. 

- Apenas 3% possuem sistema de gestão ambiental, dos quais 2% são certificados, e 1%, não certificado; 2% das empresas avaliam os impactos ambientais. 

- Nenhuma das companhias ouvidas monitora as emissões de gases de efeito estufa. 

Responsabilidade social 

Em relação ao pilar “social” do ESG, 53% dos negócios informaram não atender a nenhuma prática (57% das empresas com até 10 empregados, e 20% das demais).

Há adoção das práticas de desconto para grupos carentes (7%), doações de bens e serviços (6%), serviços comunitários (2%) e doação de plástico e metal para catadores de reciclagem, entre outras práticas (6%). 

Dos respondentes, 39% afirmam que não causam nenhum impacto social na qualidade de vida dos funcionários, enquanto 60% dizem que o impacto gerado é positivo. 

Em relação à qualidade de vida dos clientes, 29% consideram não impactar, e 67% acreditam impactar de forma positiva. 

Do total, 43% dizem que o impacto de suas ações sociais na vizinhança é positivo.

As três práticas sociais mais adotadas informadas pelas empresas são: 

- contribuições financeiras (21%) – lembrando que isso não se refere a causas políticas; 

- parcerias com organizações beneficentes ou participação em organizações comunitárias (21%). Nas empresas com mais de 50 empregados, o percentual chega a 40%; 

- investimentos na comunidade (11%): nas companhias com mais de 50 funcionários, o engajamento com o entorno do estabelecimento chega a 30%; 

- nenhuma empresa informou fazer cessão gratuita de suas instalações para sediar eventos comunitários.

Governança 

Há uma preocupação maior das pequenas empresas com relação à regularização da documentação do negócio. Das empresas ouvidas pela FecomercioSP, 82% têm contrato social registrado na Junta Comercial: 

- 18% possuem acordo de sócios com estrutura societária, papéis e responsabilidades de cada um, além de formas de contribuição e da intensidade de dedicação, da remuneração e da futura participação; 

- 71% mantêm seus trabalhadores formalizados (CLT ou contrato de trabalho); 

- 62% promovem o trabalho decente, tratando seus colaboradores e colaboradoras de forma respeitosa, sob a perspectiva dos direitos humanos, da diversidade e da inclusão. O porcentual é de 100% nas empresas com mais de 50 empregados; 

- 51% promovem a equidade de tratamento entre todas as pessoas que trabalham na empresa, independentemente da posição na hierarquia ou função. O porcentual é de 70% nas empresas com mais de 50 empregados; 

- 45% adotam medidas para impedir e reparar situações de assédio ou violações a direitos humanos. O porcentual é de 70% nas empresas com mais de 50 empregados. 

- 51% praticam a garantia de oportunidades de contratação, bem como de desenvolvimento de carreira, de forma isonômica a todas as pessoas; 

- 44% adotam medidas para prevenção e combate à corrupção; 

- 45% contam com mulheres nos cargos de liderança; 

- 46% consideram o fator “social” como o mais relevante do ESG, ao passo que os aspectos “ambiental” e “governança” são apontados por 27% das companhias. 

Quer saber mais sobre as boas práticas de ESG para o seu negócio? A FecomercioSP produziu um checklist voltado às pequenas empresas. Este guia pode auxiliá-lo(a) a reduzir os custos com água e energia, a estar em dia com a documentação do estabelecimento e também a melhorar a percepção do consumidor sobre a sua marca. Veja como a lista se adapta à sua realidade e ponha-as em prática! É só se cadastrar abaixo. 

 

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)