Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

Proposta obriga supermercado e restaurante a doar alimentos

Itens destinados a entidades assistenciais devem estar dentro do prazo de validade

Ajustar texto A+A-

Proposta obriga supermercado e restaurante a doar alimentos

Texto isenta os estabelecimentos comerciais de responsabilidades civil e penal
(Arte/Tutu) 

O Projeto de Lei n.º 8.874/2017, de autoria do deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB/GO), obriga supermercados, restaurantes de grande porte e estabelecimentos similares a doar alimentos a entidades assistenciais.

O texto prevê que os itens doados sejam aqueles que tenham perdido as condições de comercialização, mas cujos prazos de validade ainda não tenham expirado. A matéria também isenta os estabelecimentos comerciais de responsabilidades civil e penal.

Veja também
Proposta obriga produtos vendidos em mercados de São Paulo a ter informações em braile
Projeto de lei obriga que prazo de validade fique em destaque nos produtos
Proposta afasta divergências sobre lei que permite atividades comerciais aos domingos

Em sua justificativa, o deputado cita que o desperdício de alimentos no Brasil poderia satisfazer as necessidades nutricionais de 11 milhões de pessoas, reduzindo a fome para níveis inferiores a 5% da população, segundo estudo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Tramitando em regime de prioridade, a proposta foi apensada a outras dez que tratam do mesmo tema. Um deles, o Projeto de Lei n.º 5.958/2013 recebeu parecer embasado no mesmo estudo da ONU, indicando que o desperdício de alimentos também contribui para a emissão de CO2 na atmosfera, o que justifica ainda mais a doação dos itens.

Como a proposta combate o desperdício de alimentos e não adiciona custos aos comerciantes, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) acompanhará o trâmite do projeto e, se for necessário, se manifestará pela sua aprovação.

Fechar (X)