Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

Propostas pretendem reduzir problemas de enchentes na cidade de São Paulo

Projetos de lei preveem a implantação de asfalto permeável em ruas da cidade e piso drenante em calçadas

Ajustar texto A+A-

Propostas pretendem reduzir problemas de enchentes na cidade de São Paulo

Uma das propostas prevê a implantação de asfalto permeável para captação de água das chuvas nas principais ruas da cidade com problemas de alagamento
(ARTE/TUTU)

Tramitam na Câmara Municipal de São Paulo duas propostas que visam a reduzir o problema das enchentes na capital paulista.

O Projeto de Lei nº 114/2017, de autoria do vereador Ricardo Teixeira (PROS), determina a implantação de asfalto permeável e rede de captação das águas pluviais nas principais ruas da cidade com problemas de alagamento, incluindo estacionamentos de shopping centers, supermercados, escolas, hospitais e condomínios.

Veja também
Proposta da Prefeitura de São Paulo cria programa para parcelamento de dívidas
Proposta prevê proibir descarte de lixo em vias públicas do País
Proposta prevê reduzir informações tributárias em notas fiscais

Com objetivo semelhante, o Projeto de Lei nº 118/2017, de autoria do vereador Souza Santos (PRB), estabelece a obrigatoriedade da utilização de piso drenante em calçadas novas ou quando reformadas.

PL 114/2017
A implantação de asfalto permeável nas ruas da capital paulista é necessária para mitigar os problemas de enchentes na cidade, de forma que permitirá o escoamento das águas das chuvas para os lençóis freáticos, além de se evitar o acúmulo de água nas galerias de águas pluviais.

Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a proposta é importante, mas sua implementação pela propriedade privada deve observar o disposto na Nova Lei de Zoneamento (Lei nº 16.402/2016) e também deve se aplicar somente nas áreas externas e sem cobertura.

PL 118/2017
O texto altera a Lei nº 15.442/2011, instituindo a obrigatoriedade de instalar piso drenante nas calçadas novas ou por ocasião de manutenção ou regularização das já existentes. Além disso, fixa multa de R$ 300 por metro linear caso o pavimento construído ou reformado não empregue material poroso.

A implantação do piso drenante é uma medida sustentável imprescindível para o meio ambiente, pois permite a passagem das águas pluviais para os lençóis freáticos, além de reduzir enchentes e alagamentos.

Em relação à multa, a Federação entende que a sanção deveria começar com a aplicação de advertência, concedendo prazo para a adaptação necessária.

Em geral, a FecomercioSP apoia as propostas, mas ressalta que ambos os projetos precisam de alterações que os torne exequíveis e em consonância com a legislação aplicável. A Entidade encaminhou ofícios aos vereadores contendo sugestões para aprimoramento das propostas.

Fechar (X)