Negócios

23/04/2018

Recursos tecnológicos auxiliam empresas na fidelização de clientes

Tecnologia possibilita estreitar relacionamentos e compreender hábitos e comportamentos dos consumidores

Recursos tecnológicos auxiliam empresas na fidelização de clientes

WhatsApp, redes sociais e e-mal marketing são alguns dos recursos utilizados para estreitar o relacionamento da empresa com o cliente
(Arte/Tutu)

O desenvolvimento tecnológico impactou significativamente as relações humanas no mundo todo. No varejo não é diferente, pois a tecnologia assume cada vez mais um papel relevante na conexão entre empresários e consumidores. Atualmente, sua função é servir como aliada não só na decisão de compra, como também no processo de fidelização de clientes.

Os efeitos da tecnologia são vistos até mesmo nos pontos comerciais. Em um setor competitivo, a loja física deixa de ser apenas um ponto de venda para servir como um local de relacionamento, onde é possível experimentar o produto, tirar dúvidas ou receber orientações sobre o modo de utilização, comparar com bens semelhantes e realizar treinamentos.

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Como manter estoques eleva os custos das empresas, algumas marcas disponibilizam no ambiente físico seus canais digitais, de modo que, caso o produto desejado pelo cliente não esteja disponível na loja, ainda assim possa ser adquirido. Para essa operação funcionar, é importante que os processos estejam absolutamente integrados.

Atualmente, a qualidade do atendimento não é mensurada apenas pela efetivação da venda, mas também pela conexão estabelecida pelo cliente com a marca. Mesmo que em algum momento o consumidor opte por comprar em outro estabelecimento, voltará a procurar por quem de alguma forma o cativou.

Nesse sentido, a tecnologia é um recurso que possibilita que a empresa tenha um cuidado individualizado para cada cliente.

No processo de fidelização, o primeiro passo que o empreendedor deve dar é definir quais os recursos tecnológicos serão usados para direcionar a comunicação com seus consumidores. Hoje em dia, muitas empresas têm usado o aplicativo de mensagens WhatsApp, as mídias sociais e os e-mails marketing.

É importante notar que o canal de comunicação determina quais são as informações necessárias para atualizar o cadastro de clientes da empresa. Essa tarefa pode ser feita com o Big Data, tecnologia que reúne um grande volume de dados que, no caso do varejo, auxilia a entender hábitos de consumo e comportamento dos clientes, apontando diretrizes para a tomada de decisões empresariais.

Desse modo, é possível realizar ofertas direcionadas e garantir vantagens para os clientes mais frequentes. A empresa estabelece um relacionamento com o consumidor ao entender suas necessidades.

As ferramentas tecnológicas também permitem investir no pós-venda, com a manutenção do relacionamento com os clientes e com a programação de novas abordagens de acordo com a compra anterior.

Se você tem algum tipo de dúvida sobre essa questão, procure a FecomercioSP e sua assessoria técnica estará a postos para ajudar no início deste processo!