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Sustentabilidade

Relacionamento das empresas com a comunidade é pilar para a sustentabilidade

Especialista ressalta o engajamento das empresas com clientes e comunidades como o “coração” da gestão sustentável

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Relacionamento das empresas com a comunidade é pilar para a sustentabilidade

Por Deisy de Assis

Um dos pilares para uma sociedade sustentável é o desenvolvimento de uma cultura de participação social. Nesse sentido, Márcia Bellotti, consultora da Takao e uma das juradas no 5º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, defende o relacionamento das empresas com fornecedores, clientes e comunidade, ou seja, todas as suas partes interessadas, de uma forma cíclica e integrada.

“Nem toda companhia entende a responsabilidade social como parte estratégica da sustentabilidade e, muitas vezes, atrelando o conceito somente às questões ambientais. "O engajamento com as partes interessadas  é o coração da gestão sustentável", afirma Márcia.

De acordo com a consultora, embora seja cada vez maior a frequência com que o assunto é pauta na imprensa, em congressos de setores diversos e em cursos de especialização, os estágios de preocupação com o tema nas corporações nem sempre estão avançados.

“Isso se deve ao fato de que é necessária uma mudança de cultura, de paradigmas. É preciso uma tomada de decisão a partir da informação”, aponta Márcia.

Para Márcia, as barreiras provocadas por padrões de comportamento e de visão influenciados pela cultura explicam, por exemplo, porque ainda há deficiência em ações de base, como é o caso de implementação de coleta seletiva, tratamento de esgoto e a prática de ações educativas que promovam a conscientização.

“Precisamos de ações coletivas e isso inclui empresas, governos e a sociedade civil. Todos devem agir para o desenvolvimento sustentável”, comenta Márcia. Ela menciona que ainda há ineficiência nos órgãos públicos, negligência da população e pouco engajamento do setor privado, na construção de soluções das questões da sociedade.

Apesar do quadro de deficiências, a consultora tem uma visão otimista para futuras gerações mais responsáveis com o planeta. Márcia cita o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade como uma iniciativa que contribui para que tenhamos uma sociedade mais consciente. “É também uma forma de mostrar às empresas dos mais variados setores o quão é possível construir um mundo melhor para todos com base na expertise de cada uma.”

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