Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Setor de serviços do Estado de São Paulo volta a gerar vagas formais em julho

FecomercioSP pede que o empresário analise faturamento, inadimplência de clientes e quadro de funcionários

Ajustar texto A+A-

Setor de serviços do Estado de São Paulo volta a gerar vagas formais em julho

Principais responsáveis pelo desempenho geral positivo foram os serviços médicos, odontológicos e sociais
(Arte: TUTU)

As empresas do setor de serviços do Estado de São Paulo passam por um período em que é necessário planejamento e análise do faturamento, das despesas, dos financiamentos, da inadimplência dos clientes e também do quadro de funcionários.

A contratação de pessoal é considerada investimento de longo prazo, por isso, a dica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é aguardar a definição do quadro eleitoral , em outubro. Enquanto a política econômica do próximo governo não estiver clara, investidores, empresários e consumidores terão uma postura mais cautelosa e que pode impactar negativamente o desempenho de algumas atividades prestadoras de serviços.

Veja também:
Empresas de serviços devem controlar seus gastos mesmo após bom faturamento do setor no primeiro semestre
Recuperação do mercado de trabalho varejista no Estado de São Paulo em 2018 fica ameaçada
Empresário deve flexibilizar opções de pagamentos

Entretanto, a Entidade estima que o mercado de trabalho do setor de serviços paulista continue gerando empregos formais, mas em patamares baixos. Em julho, o setor abriu 4.290 vagas com carteira assinada e encerrou o mês com um estoque ativo de 7.411.495 empregos celetistas, alta de 0,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados são da Pesquisa de Emprego no Setor de Serviços do Estado de São Paulo (PESP Serviços).

Esse desempenho reverte o primeiro resultado negativo do ano com a perda de mais de 5 mil postos de trabalho celetistas em junho.

Em julho, os principais responsáveis pelo desempenho geral positivo foram os serviços médicos, odontológicos e sociais (+2.416 vagas), com destaque para atendimento hospitalar (+1.098 vagas); e os profissionais, científicos e técnicos (+2.241 vagas), com destaque para os serviços de engenharia (+689 vagas). Por outro lado, os serviços de alimentação e alojamento (-2.111 vagas) tiveram o pior desempenho entre as doze atividades analisadas, puxado pelos restaurantes (-1.055 vagas).

Nos sete primeiros meses do ano, mais de 110 mil vagas foram preenchidas no setor de serviços paulista, grande parte delas concentradas nos setores educacionais (+22.195 vagas) e administrativos (+22.064 vagas), mais especificamente, no Ensino Fundamental (+5.557 vagas) e nos serviços de teleatendimento (+3.463 vagas). Esse é o melhor desempenho desde 2014, tendo gerado mais do que o dobro de empregos do que o apurado no mesmo período de 2017.

Desempenho regional
Em julho, as regiões de Osasco e do ABCD, na região metropolitana, impulsionaram o resultado geral positivo com a abertura de 883 e 751 vagas, respectivamente, enquanto a Capital gerou 659 vagas. O setor de serviços mais desligou do que admitiu no mês de julho nas regiões de Araraquara (-599 vagas); Taubaté (-337 empregos); Marília (-90 vínculos) e Araçatuba (-66 vagas).

Fechar (X)