Editorial

09/05/2018

Sindilojas-SP promove programa para aperfeiçoamento profissional de lojistas

Projeto Vender Bem é o Nosso Negócio já atendeu a mais de 5,5 mil empresas da capital paulista e entra em nova fase

Sindilojas-SP promove programa para aperfeiçoamento profissional de lojistas

Treinamento é realizado em pontos próximos aos locais de trabalho, como os espaços do Senac, do Sesc e do Sindilojas-SP, além de shopping centers
(Arte:TUTU)

O comércio é considerado um setor com muita rotatividade de mão de obra. Geralmente, grande parte dos trabalhadores enxerga a ocupação profissional como provisória, seja pelo baixo salário, seja pelo pouco conhecimento dos direitos trabalhistas por parte dos empregadores. Somado a isso, muitos colaboradores não têm condições de buscar capacitação para aprimorar suas atividades, e, em contrapartida, a alternância entre funcionários faz com que o empresário também deixe de investir em treinamentos para a sua equipe.

A fim de solucionar esses problemas que prejudicam o setor, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP) idealizou, em 2015, o projeto Vender Bem é o Nosso Negócio, com participação do Senac São Paulo e apoio logístico do Sesc São Paulo. O programa, que já visitou em torno de 5,5 mil empresas, tem o objetivo de ajudar empreendimentos do comércio a aperfeiçoar suas equipes de vendas. “A parceria com o Senac São Paulo permitiu oferecer um treinamento de capacitação gratuito aos colaboradores para aumentar sua contribuição e eficiência com a empresa e a possibilidade de enxergar a atual ocupação como uma carreira viável e promissora. O empresário também tem acesso gratuito aos serviços de orientação especializados do seu sindicato, para que ele possa tirar dúvidas e agir corretamente em situações jurídicas, contábeis e tributárias, evitando, assim, as multas e os passivos trabalhistas”, explica o presidente do Sindilojas-SP, Ruy Pedro de Moraes Nazarian.

Veja também
FecomercioSP apresenta características de um bom vendedor no comércio
FecomercioSP apresenta dicas de gestão financeira no varejo

Realizado estrategicamente em pontos próximos aos locais do trabalho, como espaços do Senac, do Sesc e do Sindilojas-SP, o treinamento já foi realizado por mais de 700 profissionais da área de atendimento e vendas na primeira fase do projeto, iniciada em 2015. Com o tema “Excelência no Atendimento ao Cliente”, os workshops aconteceram em 11 regiões da capital paulista em um total de 13 turmas.

“A segunda fase do projeto, que teve início em abril deste ano, mudou apenas o público-alvo dos treinamentos. Agora, o foco é o coordenador de equipes – diretor, gerente, subgerente ou líder –, com o tema “Gerência e supervisão de Vendas”. Nossa expectativa é repetir o sucesso da primeira fase, visitando cerca de seis mil empresas e receber aproximadamente 700 profissionais nos treinamentos”, estima Nazarian. Além das regiões de Santo Amaro, Jabaquara, Vila Prudente, Itaquera, São Miguel Paulista, Tatuapé, Santana, Lapa, Bom Retiro, Centro, Aclimação e Pinheiros receberem os workshops, também foram incluídos dois shopping centers para essa nova fase do projeto, sendo o Shopping Eldorado o primeiro deles.