Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

UM BRASIL debate nomofobia e as consequências do uso exagerado de smartphones

O evento, em parceria com a revista "Problemas Brasileiros", será realizado no Centro Ruth Cardoso e reunirá os especialistas Cirilo Tissot e Cristiano Nabuco

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 21 de fevereiro de 2019 – A plataforma multimídia UM BRASIL, em parceria com a revista Problemas Brasileiros (PB) promove o debate "O preço da conectividade | Estamos viciados?", na segunda-feira, 25 de fevereiro, no Centro Ruth Cardoso, em São Paulo. O tema foi inspirado em uma das reportagens da edição #450 da PB, a ser lançada na ocasião.
 
A discussão abordará os males que podem ser desencadeados pelo uso contínuo dos celulares. Apesar de a obsessão pelos aparelhos ainda não estar na lista de doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS) – como é o caso da compulsão por jogos eletrônicos, por exemplo, que já foi classificada como transtorno mental –, a nomofobia (abreviação, em inglês, de no-mobile-phone phobia) tem preocupado pais, educadores, pesquisadores e psiquiatras.

Mediado pela jornalista Thais Herédia, o debate terá a participação do psiquiatra Cirilo Liberatori Tissot, mestre em psicanálise pela pelo Instituto de Psiquiatria (IPQ) da Faculdade de Medicina da USP e pós-graduado em administração hospitalar pela Faculdade Getúlio Vargas; e do psicólogo Cristiano Nabuco, especialista EFT pela Universidade de York (Canadá), mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), doutor pela Universidade do Minho (Portugal), com pós-doutorado pelo departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e autor de 13 livros sobre psicologia, saúde mental e uso abusivo de tecnologia.
 
O debate faz parte do evento de lançamento da edição 450 da revista Problemas Brasileiros, publicada sob coordenadoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Com mais de 56 anos de mercado editorial, a publicação traz a reportagem "Smartphone, o mal do século", que aborda a nomofobia e as consequências do uso excessivo do aparelho.
 
De acordo com estudo liderado por cientistas da Universidade de Seul, na Coreia do Sul, o vício por celulares produz alterações químicas no cérebro, com reações e até síndrome de abstinência parecidas com as que os dependentes químicos enfrentam. A pesquisa mostra ainda que entre as crianças o uso exagerado pode ser ainda mais nocivo, na medida em que inibe o sono e, ao mesmo tempo, atrapalha o processamento de vários hormônios essenciais ao desenvolvimento dos pequenos.
 
"O vício se caracteriza por uma condição em que o virtual passa a atrapalhar o real, o indivíduo não tem mais controle da situação. A tecnologia se transforma em refúgio de segurança e prazer, proporcional ao número de curtidas que se recebe nas redes sociais, e a pessoa fica refém das notificações do celular", explica Eduardo Guedes, pesquisador do Laboratório de Pânico e Respiração do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e estudioso dos transtornos de dependência de redes sociais no Delete, núcleo que trabalha o uso consciente das tecnologias por meio de treinamento, consultoria e suporte.
 
"PB" #450
Além da reportagem sobre o vício de celulares, a PB #450 tem como matéria de capa a flexibilização do registro de porte de arma de fogo e como o tema tem dividido opiniões. O texto traça um paralelo entre armas, desigualdade social e homicídios. A matéria traz ainda infográficos que ilustram essa relação no Brasil e no mundo.
 
Os idosos acima de 60 anos que seguem no mercado de trabalho por opção e não necessidade de renda e um perfil do craque Pelé, traçado pelas linhas do escritor Jorge Caldeira, estão entre os demais assuntos abordados nesse número.
 
Completa a edição uma entrevista com Edmar Bacha, um dos criadores do Plano Real, que afirma que um impulso econômico no Brasil só será possível com a reformulação dos sistemas previdenciário, político e tributário e ainda enfatiza que a abertura comercial seria "a mãe de todas as reformas".
 
SERVIÇO
Quando: 25 de fevereiro de 2019 (segunda-feira)
Onde: auditório do Centro Ruth Cardoso
Endereço: Rua Pamplona, 1.005 – Jardim Paulista, São Paulo
Horários: às 19h, lançamento da revista e abertura; às 19h30, início do debate
Inscrições: https://www.sympla.com.br/o-preco-da-conectividade--estamos-viciados__448998
Valor: gratuito
 
Sobre UM BRASIL
É uma plataforma multimídia mantida pela FecomercioSP e composta por entrevistas, debates e documentários com grandes nomes dos meios acadêmico, intelectual e empresarial. O conteúdo de UM BRASIL aborda questões importantes sobre os quadros econômico, político e social do País e possui como objetivos resgatar os debates; estimular a participação e o conhecimento político do cidadão; envolver o jovem brasileiro nas discussões; auxiliar no desenvolvimento do senso crítico da sociedade; e promover o questionamento e a elaboração de ideias e ações. O material está disponível no site www.umbrasil.com e nas redes sociais @canalumbrasil.

Fechar (X)