Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Índice da Atividade do Turismo - IMAT

Turismo volta a crescer depois de quedas consecutivas na capital paulista

Em março, o Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT) na cidade de São Paulo, em parceria com a SPTuris, apontou altas de 12,5%, na comparação com fevereiro, e de 88%, em relação ao mesmo período de 2021. Este resultado foi a primeira elevação do indicador no ano, após quedas consecutivas no primeiro bimestre. Com o crescimento, o número-índice que estava em 69,3, passou para 78.

Sobre

O Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT-SP) é um indicador elaborado pela FecomercioSP em parceria com a SPTuris e tem o objetivo de acompanhar o desempenho do turismo da capital paulista. O indicador faz uma análise macro do setor na cidade e é composto por cinco variáveis: estoque de empregos diretos do turismo; faturamento do setor do turismo na cidade de São Paulo; movimentação dos terminais rodoviários de São Paulo; movimentação dos aeroportos de São Paulo, exceto Viracopos; e taxa de ocupação da rede hoteleira de São Paulo. O índice será medido mensalmente, com defasagem de divulgação dos dados de 45 dias.

Como é obtido

O indicador é composto por cinco variáveis que possuem os mesmos pesos para a criação do índice. São analisadas as movimentações de passageiros dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, dos passageiros das rodoviárias, a taxa média de ocupação hoteleira na cidade, o faturamento do setor do turismo na capital e o estoque de emprego nas atividades exclusivas do turismo. O índice tem sua base 100, usada como referência de comparação, em janeiro de 2020.

Utilidades

O indicador é um termômetro da atividade do turismo na cidade de São Paulo levando em consideração os dois lados, o dos empresários e dos consumidores. É um índice inédito e contribui para os empresários entenderem a dinâmica ao longo do tempo do setor na capital e, com isso, é possível pensar em tendências para os próximos meses: se tende a aumentar ou reduzir o turismo em São Paulo.

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização

Conteúdos relacionados

Fechar (X)