Pesquisa Conjuntural do Setor de Serviços

Faturamento do setor de serviços sobe 1,6% em março

O setor de serviços na cidade de São Paulo dá continuidade ao processo de crescimento que se iniciou em janeiro e já contabiliza faturamentos maiores que os registrados em 2016. Em março, o faturamento real do setor registrou alta de 1,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior e atingiu R$ 20,3 bilhões, R$ 324 milhões acima do valor apurado em março de 2016. 

De acordo com a FecomercioSP, o setor de serviços na capital paulista registrou crescimento das vendas pelo terceiro mês consecutivo. Além disso, quando se analisa o comparativo dos últimos 12 meses, os resultados negativos vêm se desacelerando desde setembro de 2016, sinalizando para uma lenta, mas considerável, tendência de retomada nas receitas do setor de serviços na cidade de São Paulo. 

Em linhas gerais, a Federação acredita que a conjuntura econômica começa a dar sinais de melhora, refletidos na queda da inflação e da taxa de juros, o que acaba por colaborar para a melhoria nos indicadores de confiança dos consumidores e empresários.

Para ter acesso à análise completa, clique aqui.

Sobre

A Pesquisa Conjuntural do Setor de Serviços (PCSS) disponibiliza o primeiro indicador mensal de serviços em âmbito municipal, elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base nos dados de arrecadação do Imposto sobre Serviços (ISS) do município de São Paulo, fornecidos pela Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico.

Como é obtido

A produção de indicadores de serviços na cidade de São Paulo é feita a partir da base de dados do Imposto sobre Serviços (ISS) arrecadado. Além disso, considerando a diversidade do setor, as atividades abordadas na pesquisa foram reunidas em 13 grupos, levando-se em conta as suas similaridades e representação no total do que é arrecadado do ISS no município.

Por meio dos relatórios gerados é possível identificar o total do faturamento (real e nominal) por atividade, as variações percentuais em relação ao mesmo mês do ano anterior (T-T/12) e mês imediatamente anterior (T-T/1) e o acumulado no ano.

Utilidades

A PCSS é um importante meio para aferir os resultados obtidos pelo setor de serviços do município de São Paulo. A cidade tem grande relevância nos resultados estaduais e nacionais do setor de serviços, representando aproximadamente 20% do total que é gerado de receita no País.

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização

Conteúdos relacionados