Pesquisa de Emprego e Salário na RMSP

PESP VAREJO

Varejo paulista cria empregos formais pelo quarto mês consecutivo em novembro

Em novembro, o comércio varejista no Estado de São Paulo abriu novos postos de trabalho pelo quarto mês consecutivo. No período, foram criados 23.453 empregos formais, resultado de 88.233 admissões contra 64.780 desligamentos. Foi o segundo melhor saldo para novembro desde 2012.

Com esse desempenho, o setor encerrou o mês com um estoque ativo de 2.097.783 vínculos empregatícios, leve alta de 0,5% em relação a novembro do ano passado. No acumulado de 12 meses, o saldo também foi positivo (9.499 vagas).

No comparativo anual, seis das nove atividades analisadas apontaram crescimento do estoque de empregados em relação ao mesmo mês do ano anterior, com destaque para os segmentos de farmácias e perfumarias (2,4%) e de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (1,7%).

Confira aqui a análise completa.

Sobre

A Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista de São Paulo (PESP), elaborada pela FecomercioSP com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged), abrange todo o Estado de São Paulo. Além dos dados estaduais, a metodologia traz informações mensais do emprego formal no comércio varejista das Delegacias Regionais Tributárias (DRTs) do Estado: Capital, Litoral, Taubaté, Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, ABCD, Guarulhos, Osasco, Araraquara e Jundiaí.

Como é obtido

São utilizados os dados do Caged para que se calculem, com base nos códigos CNAE dos setores de varejo analisados, os dados de emprego, renda e rotatividade em cada setor. Esses dados são agrupados para gerar o resultado geral do Varejo.

Utilidades

Mensalmente é gerado o relatório contendo a evolução sobre o mercado de trabalho no comércio varejista nos seguintes segmentos: Lojas de Departamento, Lojas de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos, Lojas de Móveis e Decorações, Lojas de Vestuário, Tecidos e Calçados, Supermercados, Farmácias e Perfumarias, Concessionárias de Veículos, Lojas de Autopeças e Acessórios, Lojas de Material de Construção, Outros Tipos de Comércio Varejista. Neste relatório são acompanhados o Nível de Emprego, a Contratação Líquida, a Taxa de Admissão, a Taxa de Demissão, a Rotatividade e a Massa de Rendimentos e Rendimentos Médios.

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização

Conteúdos relacionados