Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento

Cresce intenção dos paulistanos de comprar algum produto com pagamento parcelado ou financiado

A parcela de paulistanos que declararam ter a intenção de comprar um produto com pagamento parcelado ou financiado subiu em agosto.

Agora, 20,8% dos entrevistados da Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE) pretendem fazer dívidas para adquirir algum produto. O Índice de Intenção de Financiamento cresceu pelo segundo mês consecutivo e atingiu 43,3 pontos em agosto – alta de 7,6% em relação a julho.

A intenção de financiamento tem correlação direta com a expectativa profissional, isto é, quem está mal-empregado ou desempregado não tem propensão elevada a se endividar. Se esse aumento da intenção de crédito for consistente, efeitos positivos devem ser sentidos pelo varejo, o que somente poderá ser observado ao longo dos próximos meses.

Em contrapartida, a segurança de crédito, ou seja, a parcela de consumidores com alguma reserva financeira, se deteriorou pelo terceiro mês consecutivo. O Índice Geral caiu 0,6% e chegou aos 77,5 pontos.

Clique aqui para ter acesso à análise completa.

Sobre

A Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento identifica a evolução do grau de endividamento das famílias e a cobertura eventual de dívidas com base na existência de poupança familiar. A pesquisa também acompanha a proporção de existência de poupança familiar de acordo com a condição das famílias, se estão endividadas ou não.

Como é obtido

Os dados são coletados em 2.200 entrevistas mensais, na capital paulista. Cada questionário tem seis questões relativas ao grau de endividamento familiar, à propensão em abrir crediário no prazo de até três meses, na existência e tipo de poupança/aplicação financeira de cada família.

Utilidades

Acompanhar a evolução da propensão à tomada de crédito e o risco inerente às operações devido à existência ou não de cobertura familiar para esse endividamento com base na poupança prévia de endividados e não endividados.

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização

Conteúdos relacionados