Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento

Intenção do consumidor de comprar a prazo deve subir no segundo semestre

A propensão para consumir crédito, assim como o aumento da oferta para as famílias, deve aumentar em especial no segundo semestre do ano. A estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) leva em consideração a recuperação das vagas de emprego eliminadas durante a crise econômica e, com isso, a recuperação da confiança de empresários e consumidores.

Em fevereiro, a intenção de financiamento caiu 12%, ao atingir 45,2 pontos. Isso significa que 21,9% dos entrevistados no Estado de São Paulo pretendem comprar algum produto parcelado ou financiado nos próximos três meses. O número é considerado estável com o porcentual de entrevistados que planejavam fazer algum tipo de financiamento em fevereiro do ano passado (21,1%), mas menor que o registrado no primeiro mês deste ano (25,2%).

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Sobre

A Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento identifica a evolução do grau de endividamento das famílias e a cobertura eventual de dívidas com base na existência de poupança familiar. A pesquisa também acompanha a proporção de existência de poupança familiar de acordo com a condição das famílias, se estão endividadas ou não.

Como é obtido

Os dados são coletados em 2.200 entrevistas mensais, na capital paulista. Cada questionário tem seis questões relativas ao grau de endividamento familiar, à propensão em abrir crediário no prazo de até três meses, na existência e tipo de poupança/aplicação financeira de cada família.

Utilidades

Acompanhar a evolução da propensão à tomada de crédito e o risco inerente às operações devido à existência ou não de cobertura familiar para esse endividamento com base na poupança prévia de endividados e não endividados.

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