São Paulo Qual é a sua?

Feira do Pacaembu, o símbolo da feira livre

X
Play Video

A tradição de uma
das atividades mais
emblemáticas da cidade.

Conheça também os números da
economia de SP.

 
Play Video

Feira do Pacaembu é realizada quatro vezes por semana
Barracas enchem Praça Charles Miller às terças, quintas, sextas e sábados

Antes de se localizar em frente ao Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, na Praça Charles Miller, a feira conhecida pelo nome popular do estádio municipal ficava na Rua Oscar Freire. A mudança definitiva ocorreu durante a construção do viaduto na Avenida Doutor Arnaldo. Inicialmente, a Feira do Pacaembu era realizada todos os dias, exceto às sextas-feiras, em pontos diferentes da praça, mas sempre com o estádio ao fundo. Atualmente, ocorre às terças, quintas, sextas e sábados.

Silêncio predomina na feira com os pastéis mais famosos da cidade
“Barraca do Zé” e “Pastel da Maria” atraem muita gente na hora do almoço

Símbolo cultural e histórico de São Paulo, a Feira do Pacaembu se notabiliza por uma característica bem peculiar: é um espaço silencioso, sem a gritaria típica dos feirantes. Além da oferta de frutas, verduras, peixes, carnes e grãos, há barracas para conserto de panelas e utensílios domésticos. Sem contar os famosos pastéis, como o da “Barraca do Zé” e o “Pastel da Maria”, que podem ser acompanhados pelo caldo de cana, oferecido em várias versões.

Barracas são passadas de pai para filho
Feirantes e clientes mantêm relação há mais de 20 anos

Assim como o estádio e a Praça Charles Miller, os feirantes que fazem a Feira do Pacaembu são cidadãos históricos. Muitas barracas são passadas de geração em geração. Há tanto tempo no mesmo local, os comerciantes criam laços fortes com os clientes do bairro, se comunicando inclusive por tecnologias digitais e ajudando no transporte das mercadorias até os carros. É muito comum a fidelidade de um cliente perdurar por mais de 20 ou 30 anos.

Feira atrai moradores, trabalhadores e turistas
Roteiro de turismo em São Paulo inclui visita à Feira do Pacaembu

Por se localizar em um bairro tipicamente residencial, a Feira do Pacaembu recebe muitos clientes que são da região. Os moradores visitam a feira com regularidade e acabam se tornando clientes fiéis dos feirantes. A fama da feira também atrai os trabalhadores do entorno, principalmente na hora do almoço às sextas-feiras. E como se tornou um marco da cidade de São Paulo, muitos turistas aproveitam para visitar a Feira do Pacaembu quando passam pela cidade.

Conheça também os números da
economia de SP.

 

Galeria Imagens

Imagens