Índice de Confiança do Empresário do Comércio
Confiança do empresário do comércio fica estável em julho
A confiança dos empresários do comércio da capital no sétimo mês do ano segue a mesma do registrado em junho, com variação tímida de -0,1%. Com isso, o indicador passou de 120 para 119,9 pontos. Na comparação anual, o ICEC apontou alta de 21,3%.
Sobre
O ICEC é realizado mediante entrevistas com 541 empresas na capital paulista. São capturadas informações sobre as percepções dos empresários com relação à economia, seu setor de atuação e sobre a sua empresa. As questões abordam temas como perspectivas de investimento, contratação de empregados e a situação dos estoques.
Como é obtido
São entrevistas feitas em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e por porte de empresa (até 50 empregados e mais de 50 empregados). As entrevistas são feitas em local e por telefone, mensalmente, com questionário de nove questões específicas ao segmento. As questões agrupadas formam o ICEC, que por sua vez pode ser decomposto em outros subíndices que avaliam as perspectivas futuras, a avaliação presente e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico.
Utilidades
É um importante instrumento de tomada de decisão de políticas públicas e empresariais. O ICEC é um poderoso indicador, cobrindo informações sobre estoques, investimentos, emprego e as perspectivas de decisões de empresários de um dos maiores setores da economia brasileira, na maior cidade do País.
Análise de Índice
Conteúdos relacionados

Confiança do empresário do comércio fica estável em julho e cresce 21,3% na comparação anual
Inflação impacta o ritmo de vendas das empresas, piorando percepção do empresariado sobre a adequação dos estoques