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Conselho de Sustentabilidade

Varejo e empresas de e-commerce compartilham experiências durante a pandemia

Ações relatadas durante reunião do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP têm foco na saúde e segurança dos colaboradores e dos clientes para impedir o contágio do covid-19

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Varejo e empresas de e-commerce compartilham experiências durante a pandemia

Encontro virtual contou com representantes de comércios varejistas de alimentos e de construção
(Arte: TUTU) 

As lojas abertas ao público durante a quarentena implantaram procedimentos inéditos nos estabelecimentos com foco na saúde e segurança dos colaboradores e dos clientes para impedir o contágio do covid-19. As medidas são essenciais especialmente nos municípios obrigados a seguir a quarentena como no Estado de São Paulo onde o período foi prorrogado para o dia 31 de maio.

As mudanças implementadas durante a quarentena foram pauta da reunião do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) na última sexta-feira (8). O encontro com caráter de prestação de serviço, pois a Entidade compartilha diariamente orientações aos pequenos e micro negócios, contou com representantes de comércios varejistas de alimentos e de construção. As ações relatadas por eles vão além da instalação de totens com álcool em gel na entrada e saída dos locais, higienização dos carrinhos de compras e medição de temperatura dos colaboradores no início da jornada de trabalho e dos clientes na entrada das lojas.

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Entre as novidades, o grupo Carrefour implementou um horário específico para atender exclusivamente os idosos, além de aumentar a quantidade de caixas prioritários. Também fixou distância mínima nas filas de pagamento com marcação no solo. Outra medida foi a liberação de cancelas nos estacionamentos para evitar o toque na liberação do ticket de papel.

“Também retirados da rotina das unidades cerca de 3.400 funcionários suscetíveis a complicações do novo coronavírus, como idosos e portadores de doenças crônicas,e criamos umaplicativo para identificar pessoas com indícios do covid-19. Tudo que fazemos internamente irradia automaticamente para os clientes”, afirma Lucio Vicente Silva, diretor de sustentabilidade do grupo Carrefour.

No Grupo Tenda, a coordenadora de Projetos da área de sustentabilidade, Maria Isabel Rego, destaca a instalação de placas de acrílico para separar cliente do operador de caixa como maneira de evitar a aproximação em tempos de distanciamento social.A empresa também pede o auxílio dos clientes e comunica nas páginas do Facebook e do Instagram que o ideal é uma pessoa de cada família entrar na loja para evitar aglomeração.

A C&C Casa e Construção também orientou os funcionários com vídeos educativos sobre o uso de equipamentos de proteção individual e outras dicas para atendimento do público durante a pandemia. "Identificamos alguns possíveis cenários que principalmente os atendentes poderiam enfrentar dentro das lojas e gravamos pílulas de orientação de como lidar com essas situações, para que pudéssemos nos antecipar", explica Thiago Miura, assistente de Meio Ambiente na empresa.

Por causa do tempo da quarentena, em vigor desde 24 de março em todo o Estado de São Paulo, algumas empresas tiveram tempo de aprimorar ações adotadas no início desse período. A Saint Gobain, responsável pelas operações da Telhanorte, adaptou a disponibilização do álcool em gel nas 65 das 74 unidades abertas ao público. Se antes um funcionário espirrava o produto nas mãos dos clientes, agora um totem com pedal permite o acesso ao produto sem que o consumidor encoste no recipiente.

Lidar com a pandemia alterou o horário de atendimento aos idosos no Makro, que recentemente dedica duas horas do período da manhã para esse público. Segundo Maitê Pandovani Leite, coordenadora de Sustentabilidade na empresa, a quarentena também acelerou o processo de implantação do Makro delivery, uma ação já prevista para ser colocada em prática antes da pandemia pela empresa.

E-commerce 
As empresas impedidas de abrir ao público usam o comércio eletrônico para conseguir vender durante a quarentena. Na Via Varejo, responsável pelas Casas Bahia e pelo Ponto Frio, uma forma de driblar o prejuízo com as lojas fechadas foi criar o “Me Chama No Zap!”. Assim, os vendedores das lojas podem ajudar na compra online tirando dúvidas sobre a marca e o produto e apresentar ofertas aos consumidores na plataforma. O acesso é simples. Basta o cliente inserir o CEP da sua localização que ele é direcionado para um vendedor da loja mais próxima.

“Com as lojas fechadas, colocamos o vendedor que está em home office para atender pelas plataformas de venda. O vendedor ajuda na compra e ganha comissão pelo serviço”, dizTalita Ellen Marão, analista de sustentabilidade.

No Magazine Luiza, as vendas presenciais migraram para o e-commerce e televendas. A empresa também permite o uso da plataforma digital de vendas para auxiliar micro e pequenos varejistas e profissionais autônomos a manter seus negócios durante o período de crise em meio à pandemia de covid-19.

iFood incentiva o pagamento online para reduzir o contato entre entregador e comprador e trabalha com a antecipação de fluxo de caixa de 30 para 7 dias para os restaurantes. A empresa também baixou a comissão cobrada dos estabelecimentos cadastrados e zerou o mesmo pagamento para casos em que o cliente retira o pedido no restaurante.

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