Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Conselho Superior de Direito

Michel Temer descarta necessidade de nova Constituição e defende pauta de reformas

Em reunião do Conselho Superior de Direito, ex-presidente da República ressalta que não há motivo para romper integralmente com o atual Estado brasileiro

Ajustar texto: A+A-

Michel Temer descarta necessidade de nova Constituição e defende pauta de reformas

Temer defende mudanças pontuais na Constituição por meio de PECs
(Arte/Tutu)

Para que o País volte a crescer e garanta direitos individuais e sociais, não é preciso estabelecer uma nova Constituição, mas seguir com a pauta de reformas, que, por si só, pode fazer os ajustes necessários no Estado brasileiro sem causar instabilidade institucional. Essa é a opinião do ex-presidente da República Michel Temer, compartilhada em reunião correalizada pelo Conselho Superior de Direito (CSD), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), e pela Academia Internacional de Direito e Economia (Aide), na quarta-feira (25).

No encontro virtual, mediado pelo presidente do CSD, Ives Gandra Martins, Temer descartou a ideia de que a Constituição de 1988 deva ser substituída, afirmando que “não há necessidade de uma ruptura integral com o atual Estado brasileiro”. Segundo ele, o texto da Carta Magna vigente tem a vantagem de ser harmonioso o suficiente para promover direitos individuais e sociais concomitantemente.

Veja também
Por que as democracias não crescem?, por Ives Gandra da Silva Martins
Toffoli defende criação de comitê para enfrentamento da pandemia
Conselho Superior de Direito lança livro com reflexões sobre a conjuntura jurídica do País nos últimos 30 anos

“Quando se fala em [realizar uma assembleia] constituinte, precisa-se saber o que ela é e suas consequências. Nada mais é do que um movimento político do que o Estado deva ser. A Constituição diz o que o Estado é, portanto, traz harmonia. Agora, dizer o que o Estado será cria instabilidade institucional”, explicou o ex-presidente.

De acordo com Temer, as vozes que defendem a realização de uma nova Constituição ressurgem a cada 25 ou 30 anos, com a ideia de que uma nova ordem constitucional resolverá os problemas da população. No entanto, o ex-presidente, também jurista e membro do CSD, argumenta que, em vez de romper integralmente com o Estado vigente, pode-se revisar a Lei Maior por meio de Propostas de Emenda à Constituição (PECs).

Reformas

Temer também destacou que a pandemia interrompeu o ciclo de reformas, iniciado ainda durante o seu mandato à frente do Palácio do Planalto, com as aprovações das reformas Trabalhista, que modernizou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e Fiscal, que instituiu o teto de gastos públicos, além da Reforma da Previdência, promulgada no atual governo. De todo modo, o ex-presidente reforçou o coro a favor das reformas Administrativa e Tributária.

“É preciso, na Reforma Tributária, chegar a um ponto de simplificação. Desburocratizar o sistema tributário é extremamente importante”, comentou. “A Reforma Administrativa mexe com as corporações, os servidores têm prestígio no Congresso Nacional. Politicamente, mexer só com os que virão é mais hábil, mas, para engordar os cofres públicos, deve-se fazer uma reforma que apanhe os atuais servidores também”, explicou.

O presidente do CSD, Ives Gandra Martins, ressaltou que a “Constituição estabeleceu os limites de cada Poder”, mas é preciso “lutar para que cada um cumpra a sua função”, em razão de atuações “no vácuo constitucional”.

Martins também salientou a importância de pôr as contas públicas em ordem, a fim de evitar que o País entre em dominância fiscal – situação na qual a política monetária do Banco Central (BC) perde a eficácia. “Se não respeitarmos o teto constitucional, corremos o risco de perder todas as conquistas das últimas décadas, como o controle da inflação”, frisou.

O presidente da Aide, Francisco Rezek, por sua vez, pontuou que, como parece improvável seguir com qualquer reforma que atinja as bases do Estado em 2020, a alternativa viável é evitar que o governo e o Congresso Nacional tomem ações precipitadas. “O Poder Público existe para resolver problemas, e não para criá-los”, concluiu.

Saiba mais sobre o Conselho Superior de Direito (CSD).

Fechar (X)