Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Alta da inflação acende alerta na economia; ouça

Sacconato ainda analisa os últimos anúncios envolvendo o programa de renegociação de dívida do governo federal, o Desenrola

Ajustar texto A+A-

Alta da inflação acende alerta na economia; ouça
No cenário internacional, o economista fala sobre a possibilidade de alta de juros nos Estados Unidos, além das metas chinesas para 2023 (Arte: TUTU)

O cenário preocupante diante da alta de 0,84% do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), em fevereiro, é o tema de destaque do mais recente Economix – podcast de economia e negócios da Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). No acumulado do últimos 12 meses, o indicador atingiu 5,6%.

“Mesmo com condições favoráveis a alimentos e bebidas, que tem forte efeito dentro do IPCA, o indicador ficou acima das expectativas. A reoneração da gasolina será sentida só no índice de março, apontando efeito de aumento”, destaca o economista André Sacconato. Segundo ele, o atual momento também reacende o debate da independência do Banco Central (Bacen).

Ainda no episódio, Sacconato analisa os últimos anúncios envolvendo o programa de renegociação de dívida do governo federal, o Desenrola. A expectativa é beneficiar 37 milhões de pessoas.

No cenário internacional, o economista fala sobre a reação do mercado quanto às últimas declarações de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (FED), sobre a alta de juros nos Estados Unidos, e os dados do Payroll, que indicam a abertura de 311 mil vagas no mercado de trabalho norte-americano. Na China, destaque para as metas de crescimento, investimento e inflação em 2023, definidos no Congresso Nacional do Povo (NPC). “Os números são conservadores por causa das restrições da pandemia”, explica Sacconato.

Ouça o podcast.

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)