Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

Apesar de o fantasma da inflação assustar, o Banco Central tem agido de forma correta

Qualquer enfraquecimento da política de juros, agora, pode gerar um sério problema de desancoragem das expectativas

Ajustar texto A+A-

Apesar de o fantasma da inflação assustar, o Banco Central tem agido de forma correta

"É provável, e aconselhável, que o Banco Central (Bacen) continue agindo com seriedade e racionalidade", analisa
(Arte: TUTU)

Por André Sacconato*

No mês passado, a inflação, novamente, assustou. A divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi a maior desde a implantação do Plano Real (1,62%). Não víamos números deste nível para março desde que o índice brasileiro chegou a níveis razoáveis.

O primeiro pensamento que vem à cabeça é óbvio: com o gigante aumento de combustíveis decorrente da crise na Ucrânia, talvez este tenha sido o grande causador do aumento.

Leia mais sobre economia
Banco Central muda estratégia; cenário justifica
Política econômica tem de ser apertada para impedir descontrole inflacionário
País carece de agenda capaz de impulsionar a recuperação da economia a partir de 2022, avalia CEEP

No entanto, um simples exercício mostra que isso não é verdade. Se não houvesse acréscimo nenhum no custo dos transportes, item no qual o combustível está incluído, o índice teria apontado aproximadamente 1%.

É lógico que há alguma influência indireta, mediante os fretes, mas há de se imaginar que este feito não ocorre de imediato.

Ao analisarmos os dados separados por setor, é possível confirmar que os incrementos de preços são generalizados.

O grupo de alimentação, por exemplo, que havia registrado um aumento de 1,28%, em fevereiro, subiu 2,42%, em março.

A mesma tendência foi observada em vestuário, que passou de 0,88% para 1,82%, e em habitação, que foi de 0,54% para uma subida de 1,15%, no terceiro mês do ano.

E um detalhe comum a todos: esse aumento foi maior do que 1%.

O setor de transportes apontou acréscimo de 3,02%, ante 0,46% no mês anterior, contribuindo significativamente para o índice geral.

Contudo, devemos lembrar que a influência do segmento de educação foi totalmente esvaziada – de 5,6%, em fevereiro, para 0,15%, em março.

Além disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou, em nota, que o índice de difusão do IPCA passou de 75% para 76% no mesmo período.

Esse índice mostra o percentual de itens com adição de preços – ou seja, no mês passado, três em cada quatro itens pesquisados estavam um ponto porcentual (p.p.) mais caros do que o registrado no mês anterior.

Os dados revelam um cenário muito claro: a inflação está difusa, e boa parte desta é de demanda ou inercial.

Assim, os números corroboram uma atitude mais incisiva e conservadora por parte do Comitê de Política Monetária (Copom).

Além disso, qualquer enfraquecimento da política de juros, agora, pode gerar um sério problema de desancoragem das expectativas.

Vale lembrar que a inflação de 12 meses bateu 11,35% e está mais de 8 p.p. acima da meta, de 3,5% (com bandas entre 2% e 5%).

Isso significa que, mesmo que um processo de desaquecimento do processo inflacionário se inicie, deverá ser lento e longo, graças à estabilidade de commodities e ao câmbio mais valorizado.

Em suma, é provável, e aconselhável, que o Banco Central (Bacen) continue agindo com seriedade e racionalidade. Por isso, os juros devem ultrapassar a barreira dos 14% até o fim do ciclo.

Uma política monetária mais contracionista no curto prazo será mais do que compensada pela menor necessidade de duração da política no longo prazo.

Sendo assim, a postura responsável e cuidadosa do Bacen deve se manter nos próximos meses para o bem do Brasil.

Saiba mais sobre o Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP)

*André Sacconato é economista, consultor da FecomercioSP e integrante do CEEP.
Artigo originalmente publicado no Portal Contábeis em 15 de abril de 2022.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)