Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

Canal UM BRASIL celebra 10 anos de debates sobre avanços e retrocessos no País e no mundo

Canal exprime o empenho da FecomercioSP em prol dos avanços econômicos e sociais pelos quais a sociedade brasileira passa

Ajustar texto A+A-

Canal UM BRASIL celebra 10 anos de debates sobre avanços e retrocessos no País e no mundo
UM BRASIL completa 10 anos em 2024, com cerca de 600 gravações realizadas (Arte: TUTU)

O Canal UM BRASIL uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) — celebra dez anos de análises cuidadosas e aprofundadas da história nacional recente. São mais de 600 entrevistas que compõem o acervo de um período sinuoso da política e da economia brasileira. O resultado obtido de uma década de conversas com especialistas de diversas esferas do conhecimento retrata a jornada de uma nação que, ainda que enfrente desafios, tentativas e erros (desde a sua redemocratização), tem grande potencial para crescer. 

Ao longo de dez anos, o canal acompanhou o surgimento de uma crise profunda que abalou a geração de empregos, a renda das famílias e a sobrevivência dos negócios, bem como testemunhou o otimismo de um povo se transformar em descrença — e, então, em insensatez e revolta contra o diálogo e a política — e presenciou anos de pandemia ceifarem a vida de uma geração com ainda muito a viver. Contudo, o retrato dessa época também registra a costura de ideias inovadoras. Há notória preocupação com mais diversidade nas lideranças e compromisso com a cidadania. Seja por vocação, seja por falta de opção, o empreendedorismo está se tornando um traço presente na identidade nacional.  

A próxima década herdará os erros e acertos desse período. O País vivencia, atualmente, uma democracia fortalecida que, pouco a pouco, consegue se livrar de amarras históricas que há décadas deixaram de dialogar com as necessidades do brasileiro. As grandes transformações e reformas, apesar de dividirem a opinião pública, ocorrem democraticamente com aval social. E o gigantismo do Estado tende a não passar ileso de projetos de modernização — frentes essas impostas gradativamente por uma sociedade que se conscientiza dos danos da irresponsabilidade fiscal.  

Por fim, mais uma vez, o Brasil tenta projetar ao mundo uma imagem de nação do futuro: um líder que luta contra a emergência climática e as crises alimentar e energética. O tempo dirá se a batalha pela vida na Terra e pela preservação do nosso maior patrimônio é um compromisso real. 

A realização desse projeto não seria possível sem o trabalho de uma gama diversa de entrevistadores, entrevistados e parceiros que que nos ajudam a compreender a realidade brasileira.  

Como sempre enfatiza, o Canal UM BRASIL exprime o empenho da FecomercioSP ao antecipar os urgentes avanços sociais e econômicos a fim de suscitar reflexões críticas sobre o passado, inspirar o presente e, sobretudo, elaborar soluções possíveis para as circunstâncias desafiadoras persistentes — e para aquelas que ainda nem sequer conhecemos.

UM BRASIL

Acesse o livro de comemoração dos 10 anos do canal, com destaques dos principais registros da última década.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)