Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Combustíveis, gás, energia: entenda como a inflação afeta o seu negócio e saiba como se proteger

Custo de vida na Região Metropolitana de São Paulo subiu consideravelmente em 2021

Ajustar texto A+A-

Combustíveis, gás, energia: entenda como a inflação afeta o seu negócio e saiba como se proteger

Inflação deve demorar para retornar a patamares toleráveis
(Arte/Tutu)

A gasolina ficou 38,13% mais cara. O preço do botijão de gás subiu ainda mais (39,13%). A energia elétrica não ficou muito atrás, encarecendo 35,74%. Estas são algumas variações de preços acumuladas em 12 meses até outubro na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), medida pela pesquisa do Custo de Vida por Classe Social (CVCS), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Como comparação, em 2020, a alta dos preços na região foi de 4,44%, patamar bastante inferior ao observado na atualidade.

Veja também
Com 13º maior, vendas do Natal devem garantir crescimento de 5% para o varejo paulista
Varejo paulista espera um 2022 desafiador, mas de crescimento
“Cabo de guerra” entre inflação e juros deve se prolongar por 2022

Além disso, a pesquisa mostra que o custo de vida encareceu, principalmente, puxado por despesas relacionadas a alimentação e habitação, além de gastos associados aos transportes.

De qualquer maneira, as empresas precisam se preparar para o que vem pela frente. Com o aumento da taxa básica de juros, a tendência é de que a inflação arrefeça em 2022. Contudo, até atingir patamares toleráveis, ainda deve demorar um tempo.

Diante do cenário econômico desafiador, a FecomercioSP preparou um material explicativo sobre as atuais condições inflacionárias, além de orientações sobre como proteger o negócio da escalada dos preços. Confira no Fecomercio Lab.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)