Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Comitê ESG – Atuação

Atuação e Advocacies

Ajustar texto A+A-

Comitê ESG – Atuação

O Comitê ESG da FecomercioSP, coordenado por Luiz Maia, tem como objetivo incorporar a agenda ESG no desenvolvimento sustentável das empresas, bem como produzir conhecimento e procedimentos para tangibilizar estas medidas a todos os portes de negócios. Busca também disseminar os conceitos ESG e engajar o setor produtivo, os governos e a sociedade civil a tais práticas, como:

*ambientais (E): questões climáticas, economia de baixo carbono, preservação das florestas e economia circular;
* sociais (S): valorização dos direitos humanos, promoção da igualdade de gênero, raça e orientação sexual, estímulo à diversidade e erradicações do trabalho infantil e da mão de obra escrava;
*de governança (G): engajamento da liderança pela transparência na gestão, controle de riscos e compliance, preservação dos direitos e respeito aos stakeholders (grupos de interesse).

A seguir, alguns dos objetivos também propostos.

- Aprofundar o conhecimento sobre práticas ESG no meio empresarial e difundir conteúdos, informações e orientações.
- Acompanhar os processos em ESG adotados pelas empresas e orientar àquelas que ainda não possuem conhecimento sobre o tema.
- Identificar e adotar medidas que melhorem os indicadores de sustentabilidade empresarial.
- Apoiar empresas de qualquer porte e setor nas referidas práticas.
- Fomentar o capitalismo com propósito e ajudar no accountability do setor.
- Orientar as empresas na jornada ESG mediante processos de educação e de certificação.
- Desenvolver padrões setoriais por meio de indicadores e métricas e de programas de educação e treinamento, bem como de critérios de autorregulação.
- Difundir a agenda para o setor produtivo, a sociedade civil e os governos.

A fim de auxiliar no alcance desses objetivos, o Comitê instituiu um laboratório de estudos, intitulado Laboratório “Melhores práticas corporativas para engajamento ESG da cadeia de valor (PMEs)”. São encontros temáticos com empresas, nos quais por meio de troca de experiências em grupos, são construídos conteúdos orientativos, disseminados pelos variados canais de comunicação da FecomercioSP.

Presidente

Luiz Maia: atualmente, é vice-presidente do Conselho de Ética da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); presidente do Conselho de Regulação da ABVCap – Anbima; mentor da Endeavor; membro dos comitês ESG da Anbima, da FecomercioSP e da BRK Ambiental; e senior advisor do banco de investimento GBS Finance (Espanha). Foi sócio-diretor da Brookfield Asset Management no Brasil, liderando as atividades de originação de negócios para investimentos de private equity. Passou nove anos no Grupo ABN AMRO como diretor-executivo do Banco Real e CEO do ABN AMRO Asset Management para a América Latina. Foi diretor da Anbima.

Atuação/Pleitos

a)     Regulamentação da Lei Municipal 17.686/2021, Selo Empresa Amiga da Mulher, na cidade de São Paulo/SP.

b)     Participação da construção do Decálogo sobre os dez princípios de combate ao racismo no ambito do Procon SP.

c)       Celebração de parcerias, como a adesão ao Pacto da Promoção da Equidade Racial.

Acompanhe a FecomercioSP

Conheça mais ações do Comitê ESG aqui.

Para saber mais sobre as atividades de advocacy da FecomercioSP ou conhecer as atividades dos conselhos da FecomercioSP, fale conosco pelo e-mail ri@fecomercio.com.br. Se você ainda não é associado, clique aqui e conheça as vantagens.

*Atualizado em 27/06/2022

Fechar (X)