Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

Conheça todas as possibilidades de negociação coletiva com a Reforma Trabalhista

Confira também, no ‘Tome Nota’ de junho, matéria sobre o envio dos eventos referentes a reclamações trabalhistas ao eSocial

Ajustar texto A+A-

Conheça todas as possibilidades de negociação coletiva com a Reforma Trabalhista
O boletim ainda traz decisões judiciais importantes (Arte: TUTU)

A máxima da “prevalência do negociado sobre o legislado” surgiu com a Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), mas, ao contrário do que muitos empregados e empregadores pensam, a lei não permite a negociação de alguns princípios constitucionais fundamentais. Nesse sentido, o Tome Nota de junho, boletim produzido e editado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), apresenta os reflexos da legislação nas negociações coletivas.

Ainda na área Trabalhista, a seção “Tribuna Contábil” publica artigo de José Pastore, presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da FecomercioSP, sobre os 80 anos da CLT. O sociólogo, especialista em relações laborais, ressalta os ganhos proporcionados pela legislação ao longo dos anos e elenca as adaptações necessárias para acompanhar a evolução do mercado de trabalho, com o surgimento de novas modalidades de contratação.

Outro destaque da edição de número 237 é o envio dos eventos referentes a processos trabalhistas, acordos judiciais e extrajudiciais, entre outros, ao eSocial. A fase, que foi prorrogada duas vezes, agora, terá início a partir de 1º de julho de 2023.

O boletim ainda traz decisões judiciais importantes, como a proferida pela 9ª Vara do Trabalho de São Paulo (TRT-2) sobre a empregada que forjou recibos para pedir reembolso a convênio; e a sentença da 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) sobre concorrência desleal em ferramenta de busca.

Acesse aqui o conteúdo completo da edição de junho do Tome Nota

Gestão eficiente para a sua empresa

Quer se aprofundar em mais temas de gestão empresarial? Conheça o Fecomercio Lab — nosso canal para associados em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio. Saiba mais.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)