Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Economia preocupa mesmo diante da alta do PIB

Além disso, três indicadores de confiança apurados pela FecomercioSP voltam a cair

Ajustar texto A+A-

Economia preocupa mesmo diante da alta do PIB
No cenário internacional, a avaliação é sobre índices estadunidense e chinês (Arte: TUTU)

O economista André Sacconato avalia a desaceleração (já esperada) do Produto Interno Bruto (PIB), apesar da alta de 2,9%, em 2022, e a queda nos indicadores de confiança – como os da expectativa dos empresários, de expansão e de estoques –, apurados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), no mais novo episódio do Economix – podcast de economia e negócios da Entidade.

“O Índice de Estoques (IE), por exemplo, mostra a preocupação do setor empresarial do comércio com a inadequação. Isso significa que ele esperava mais da economia e reforça uma perspectiva negativa para este ano”, alerta.

No bate-papo, Sacconato também comenta os últimos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), que indicam uma taxa de desemprego de 7,9%.

No cenário internacional, as altas no índice de preços de gastos com consumo (0,6% em janeiro) e o índice de gerentes de compras da indústria (47,7 em fevereiro) nos Estados Unidos. Já o Índice dos gerentes de compras (PMI), do setor industrial chinês, subiu para 52,6 pontos, o maior patamar em dez anos.

Ouça o podcast.

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)