Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Entenda como funciona a reciclagem do óleo alimentar residual

Série sobre Logística Reversa aborda as frentes relevantes para a sociedade nas quais a FecomercioSP atua na promoção e no incentivo da economia circular

Ajustar texto A+A-

Entenda como funciona a reciclagem do óleo alimentar residual
Ao lado de outras entidades, a FecomercioSP fomenta os Sistemas de Logística Reversa. Uma das ações é o Programa Óleo Sustentável que conta com cerca de 2,8 mil pontos de entrega em São Paulo e, em 2023, coletou mais de 900 mil litros de óleo de cozinha usado. (Arte: TUTU)

A partir desta semana, este canal traz uma série de reportagens especiais sobre os Sistemas de Logística Reversa (SLRs) dos quais a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) participa e apoia ao lado de outras entidades, instituições e representantes do setor.

Ao todo, serão seis conteúdos que tratam do processo de reutilização de óleo de cozinha, baterias automotivas, eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias portáteis, além de embalagens em geral. Nesta primeira abordagem, o óleo vegetal residual alimentar ou óleo de cozinha usado dá início à série e mostra o trabalho da Entidade realizado em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Em 2013, a associação assinou um Termo de Compromisso (TC) com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (atual Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e o Sindicato da Indústria de Óleos Vegetais (Sindoleo). O termo vigorou até 2020, e, em dezembro daquele mesmo ano, foi celebrado um novo TC, agora para a efetiva implantação do sistema com a participação da FecomercioSP como interveniente anuente, ou seja, que participa de modo a contribuir para a viabilidade das práticas de logística reversa propostas.

Boas práticas

Umas das ações de destaque é o lançamento do Manual de Boas Práticas do Programa Óleo Sustentável a comerciantes, varejistas e atacadistas do Brasil. Além de trazer um vasto conteúdo acerca das políticas de descarte ambientalmente correto, o material explica ao empresário como implementar um Ponto de Entrega Voluntário (PEV) e de que forma essa atitude pode agregar valor ao negócio. O material está disponível para download gratuitamente aqui.

A FecomercioSP, por meio de seus canais de comunicação e da atuação do Conselho de Sustentabilidade, promove o engajamento dos seus associados, fornecendo todo o suporte necessário para que tenham condições de implantar os PEVs e, ainda, se tornarem agentes multiplicadores de práticas sustentáveis.

Segundo José Goldemberg, presidente do conselho, trata-se de um estímulo, principalmente, para as médias e pequenas empresas: “Muitos pequenos negócios acreditam que, para implantar ações ou aderir a práticas sustentáveis, é preciso muito investimento — o que não é verdade. Por um custo muito baixo, ao participar de um SLR como o Programa Óleo Sustentável, o empreendedor pode otimizar ainda mais os resultados da empresa, além de melhorar a imagem perante clientes e públicos de relacionamento, ao assumir uma conduta ambientalmente responsável, engajada e que respeita a preservação dos recursos naturais”, recomenda.

A fim de orientar empresas do comércio, a FecomercioSP desenvolveu a plataforma de logística reversa. Uma ferramenta que fornece informações sobre os sistemas dos quais participa, além de cartilhas e um canal para o esclarecimento de dúvidas, bem como possibilita a adesão a alguns sistemas.

Se a sua empresa comercializa óleo vegetal, pode optar por ser um Ponto de Entrega (PE) — mediante disponibilidade do programa — ou um Ponto de Divulgação (PD). Basta acessar a plataforma e entrar em contato com a FecomercioSP.

Redução de riscos 

Não é adequado descartar o óleo vegetal alimentar residual diretamente na pia ou no vaso sanitário. Em locais com coleta de esgoto, por exemplo, dificulta o tratamento, pois existe o risco de entupir encanamentos, caixas de gordura e tubulações. Já nos locais sem coleta de esgoto, a situação pode ser pior — caso o resíduo vá direto para córregos e rios, podendo causar a morte de peixes e outras espécies, além da poluição de água e do solo e da emissão de gás metano.

O descarte correto do óleo em PEs do Programa Óleo Sustentável impacta positivamente o meio ambiente, uma vez que a logística reversa possibilita que o óleo usado seja transformado em novos produtos, como tintas, vernizes e biodiesel. A cadeia de reciclagem também gera mais empregos e renda ao movimentar toda uma operação de logística, que inclui parceiros de coleta e indústrias recicladoras.

Além disso, o aumento da coleta e da reciclagem de óleo vegetal alimentar residual fortalece a produção de biodiesel, aumentando a oferta por biocombustíveis que contribuam para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa, melhorando a qualidade de vida da sociedade como um todo.

O Programa Óleo Sustentável tem cerca de 2,8 mil PEVs em São Paulo. Em 2023, coletou mais de 900 mil litros de óleo de cozinha usado. Os PEs podem ser consultados aqui

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)