Legislação

24/09/2019

Especialistas respondem dúvidas sobre o eSocial

Assista aos vídeos com a professora Zenaide Carvalho e outros conhecedores do tema e fique por dentro da funcionalidade do sistema

Especialistas respondem dúvidas sobre o eSocial

Vídeos permitem que empresários e contadores entendam melhor o sistema 
(Arte: TUTU)

O layout, o cronograma e a quantidade de eventos do sistema eSocial sofreram alterações no decorrer deste ano. As modificações levantaram mais dúvidas nos empresários e contadores que precisam usar o sistema. Parte dessas questões foram respondidas por especialistas que participaram do 1º Bootcamp eSocial realizado na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em 22 de agosto.

Na ocasião, a professora e especialista em eSocial, Zenaide Carvalho, explicou como ficam os benefícios e verbas informativas que não aparecem na folha e os riscos que o empregador corre ao não cumprir com as exigências do eSocial. "Minha recomendação é que a empresa identifique quais os benefícios pagos aos empregados que não estão passando na folha para começar a passar", diz a professora.

 



O especialista em Saúde e Segurança do Trabalho (SST), Roberto Buda, fala da importância da descrição de cargos para o Programa de Prevenção de Riscos Ambientes (PPRA) e como fazer a descrição da atividade corretamente. “A área de Saúde e Segurança vai avaliar tudo que o empregado faz e designar qual o equipamento a ser utilizado e qual o monitoramento da exposição aos riscos”, afirma o especialista.


 


A integrante do grupo de desenvolvimento do eSocial, Tatiana Golfe, esclarece o que é compensação cruzada e como corrigir a demora para entregar informações. “Muitas vezes a lentidão pode ser no envio e consulta da requisição do sistema da empresa. Deve-se ter cuidado com a forma como o software leva a informação”, alerta Tatiana.


 

 

O material completo é exclusivo para associados. Para ter acesso e ficar por dentro do eSocial, clique aqui.