Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Evento na FecomercioSP debate o uso de energia sustentável nas empresas

Seminário “Eficiência Energética e Geração Distribuída” mostra aos empresários por que investir em ações de sustentabilidade pode trazer lucros

Ajustar texto A+A-

Evento na FecomercioSP debate o uso de energia sustentável nas empresas

Seminário apresenta formas de adotar medidas sustentáveis de eficiência energética para melhorar a lucratividade
(TUTU)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com a fundação R20 Regions of Climate Action, criada por Arnold Schwarzenegger, realiza nesta quarta-feira (23), o seminário “Eficiência Energética e Geração Distribuída”, com o objetivo de mostrar aos empresários do setor de varejo ou de serviços como a economia verde pode ajudar as empresas a operar no azul.

No evento, o público tem a oportunidade de acompanhar palestras que mostram formas de adotar medidas sustentáveis de eficiência energética para melhorar a lucratividade.

Veja também
Federação lança o 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade
FecomercioSP recebe autoridades e especialistas em lançamento de portal de Logística Reversa

O painel de abertura contou com o presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, José Goldemberg; o presidente do Conselho Consultivo do R20 Brasil e presidente da rede de lojas Riachuelo, Flávio Rocha; o secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Ricardo Salles, e ainda com o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado de São Paulo – Desenvolve SP e presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Milton Luiz Melo Santos.

“Estamos aqui para discutir um problema que está se tornando cada vez mais importante que é a eficiência energética e a geração distribuída. Trata-se de questões que eram discutidas por especialistas e, agora, estão chegando nos estabelecimentos comerciais. Ou seja, está virando uma atividade produtiva. Essa é uma oportunidade especial porque marca a transição da atividade puramente acadêmica para a conversão desses conhecimentos em ação comercial, lucros e desenvolvimento para a sociedade”, disse Goldemberg.

Na sequência, o gerente do Programa Nacional de Conservação de Energia da Eletrobras (Procel), Marcel Costa, detalhou aos empresários como funciona o Procel Edifica, ação que auxilia o varejo na implementação da eficiência energética. Ele explicou que o órgão promove ações em diversos segmentos de medidas sustentáveis, que ajudam o País a economizar energia elétrica e geram benefícios para toda a sociedade.

"A Procel tem várias áreas de atuação. Promovemos o uso eficiente de energia no setor de construção civil em edificações. Também apoiamos prefeituras na iluminação pública e sinalização semafórica. Oferecemos treinamento e auxílio no planejamento e implantação de projetos que visem ao menor consumo de energia, além da elaboração e disseminação de informação qualificada sobre eficiência energética”, explicou Costa.

A seguir, o diretor da Jordão Engenharia, Marcio Americo, expôs medidas para diagnosticar a necessidade de eficiência e soluções simples para o varejo. Ele detalhou um amplo estudo das vantagens e desvantagens dos modelos de lâmpadas disponíveis no mercado. Segundo ele, as lâmpadas de LED duram 30 vezes mais do que as incandescentes. “As lâmpadas de LED consomem menos energia. Elas permitem direcionar a luminosidade, são mais eficientes e, além disso, ajudam a reduzir a conta de luz em quase 90%”, garantiu Américo.

A questão da eficiência na climatização foi abordada na palestra do vice-presidente de Eficiência Energética da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), Tomaz Cleto. Ele fez um alerta para o aumento das vendas de aparelhos de ar condicionado no verão e deu dicas de como evitar o desperdício de energia elétrica. Segundo Cleto, “medidas simples como manter sempre limpos os filtros, deixar o aparelho em temperatura adequada, manter portas e janelas fechadas, além de desligar bombas e todo o sistema de ar quando não utilizado, ajudam a reduzir custos e, consequentemente, aumentar a lucratividade da empresa”.

A seguir, o diretor financeiro e de negócios da Desenvolve SP, Alvaro Sedlacek, trouxe opções de financiamentos para os empresários que desejam adotar medidas sustentáveis em suas empresas. Sedlacek contou que a instituição oferece amplo leque de linhas de financiamento para ampliação, modernização, aumento da capacidade produtiva, implantação de novas plantas e relocalização de empreendimentos que tenham um bom projeto sobre questões voltadas a sustentabilidade. “Nós financiamos projetos de R$ 20 mil a R$ 30 milhões. Se o empresário tem um projeto eficaz, estamos aqui para dar esse suporte”, disse.

Um case de sucesso, Loja Verde, foi apresentado pelo gerente geral de Engenharia e Arquitetura das lojas Riachuelo, Eduardo Trajano, que mostrou todas as ações que foram introduzidas na planta da loja localizada em Ipanema. Com 1.378 metros quadrados, a unidade conta com sistema de reúso de águas pluviais, telhado verde, iluminação em LED e máxima eficiência hídrica, além de estrutura metálica. “Durante a construção, todo o material utilizado foi reciclado. Os itens também foram adquiridos no comércio da região. A loja é fantástica e certamente contribui para a preservação do meio ambiente.”

Antes de finalizar o primeiro painel do seminário, o conselheiro e presidente do comitê de Sustentabilidade do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Hugo Bethlem, também falou sobre eficiência energética como ferramenta de competitividade. Ele disse que o consumidor está cada vez mais “empoderado” e, em contrapartida, os empresários precisam saber em como atrair seus clientes. "Parte da resposta está na eficiência energética. Precisamos investir constantemente para não perder a competitividade e a lucratividade.”

Confira aqui a galeria de fotos do evento.

Fechar (X)