Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Exporta SP: programa capacitará micros, pequenas e médias empresas para exportação; saiba como concorrer às vagas

FecomercioSP apoia e incentiva que empresas de comércio e serviços internacionalizem os negócios e tenham aceso a um mercado mais amplo

Ajustar texto A+A-

Exporta SP: programa capacitará micros, pequenas e médias empresas para exportação; saiba como concorrer às vagas
O Exporta SP dispõe de aulas coletivas com representantes da InvestSP e da Fundação Instituto de Administração (FIA), além de mentorias individuais sobre as necessidades específicas do participante (Arte: TUTU)

Há uma oportunidade valiosa para os empreendedores que desejam vender seus produtos e serviços no exterior. O governo de São Paulo está abrindo 150 vagas de capacitação para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), além de startups interessadas em exportar bens ou serviços. O Programa Paulista de Capacitação para Exportações (Exporta SP) permitirá ao empreendedor ter acesso a um planejamento de exportação idealizado para o seu negócio, com suporte de especialistas. 

As inscrições para participar ficam abertas até 21 de julho. Haverá um processo seletivo para escolha dos participantes. Empreendedores de qualquer região do Estado e de qualquer setor podem se cadastrar pelo site da InvestSP,  agência paulista de promoção de investimentos. 

A internacionalização é uma das bandeiras da FecomercioSP. A Federação apoia a iniciativa e a participação das empresas dos setores representados, tanto para aumentar a competitividade produtiva e o faturamento, quanto a exposição de produtos em novos mercados. A diversificação de mercado é chave para que o negócio não sofra com os ciclos econômicos que o País tem passado na última década. Em reunião recente com a InvestSP, a FecomercioSP firmou a parceria de apoio ao programa. 

Conforme informações do governo, o programa já capacitou cerca de 700 empresas, e a previsão é expandir a mil até o fim do ano. “Em média uma, de cada cinco, consegue exportar antes mesmo do fim do treinamento, que tem duração de quatro meses e é 100% online. Depois, os empreendedores ainda são acompanhados por especialistas por até dois anos”, destaca a InvestSP. 

O Exporta SP dispõe de aulas coletivas com representantes da agência e da Fundação Instituto de Administração (FIA), além de mentorias individuais sobre as necessidades específicas da própria empresa do participante. Entre os temas abordados na capacitação, estão a formação de preços, adequação de produtos, inteligência comercial, marketing e vendas, contratos internacionais, logística internacional, finanças e custos, e plano de negócios. 

A InvestSP informa ainda que a maior parte dos participantes atua nos setores de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos e vestuário. Além disso, a seleção é feita com base em uma análise da equipe técnica da agência, levando-se em conta o nível de maturidade da empresa para acessar o mercado internacional. 

Inscreva-se no processo de seleção do Exporta SP: https://www.investe.sp.gov.br/exporte/exportasp/ 

Quer mais dicas para se preparar ou entender a fundo como funciona o mercado internacional, o que levar em conta antes de exportar e o que mais pesa para o sucesso do negócio no exterior? Acesse este ebook com todas as nossas orientações.

Atuação em prol da internacionalização 

A FecomercioSP teve uma reunião importante com a InvestSP para alinhar e confirmar a parceria de apoio ao programa, com foco no apoio às PMEs, na trilha de exportação, e para viabilizar mais uma sinergia das instituições em prol das empresas. Participaram da reunião Natália Biesiada, responsável por Promoção de Exportações da InvestSP; o assessor do Conselho de Relações Internacionais da FecomercioSP, André Saconatto; e Izabel Mello, de Relações institucionais da Federação.

Gestão eficiente para a sua empresa

Quer se aprofundar em mais temas de gestão empresarial? Conheça o Fecomercio Lab – nosso canal para associados em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio. Saiba mais.


Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)