Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

FecomercioSP alerta para tentativa de golpe com nome da Entidade

Golpista entra em contato por ligação com convite para evento e envia código falso de confirmação

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP alerta para tentativa de golpe com nome da Entidade

FecomercioSP diz ser importante ativar a opção de confirmação em duas etapas do WhatsApp
(Arte: TUTU)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o Conselho de Assuntos Tributários (CAT) e outros demais órgãos da Entidade alertam que não realizam convites para eventos por ligações telefônicas, além de não solicitar ou enviar qualquer tipo de código com confirmação por telefone e Whatsapp. Esse tipo de procedimento foi identificado pela Federação e é uma fraude usada por cibercriminosos na tentativa de roubar dados pessoais de usuários de smartphones.

O golpe detectado, até o momento, consiste em uma ligação por um suposto integrante do “CAT FecomercioSP” a respeito de um convite para evento em um hotel. Depois, a pessoa pede que a vítima confirme um código enviado ao aparelho. Após o golpista registrar o usuário da vítima em outro telefone, ele pode aplicar o golpe de envio de mensagens para os contatos e pedir, por exemplo, para alguém pagar ou depositar dinheiro à quadrilha.

Em alguns casos, o WhatsApp comunica sobre a tentativa de registro do aplicativo em outro celular e a vítima percebe que se trata de uma fraude.

Para evitar esse problema, a FecomercioSP diz ser importante ativar a opção de "confirmação em duas etapas" do WhatsApp.

Além disso, em  caso de dúvidas, a recomendação é procurar os contatos oficiais da FecomercioSP, por meio do telefone (11) 3254-1700 ou pelo Fale Conosco do portal da Entidade.

Fechar (X)