Sindicatos
14/08/2025FecomercioSP e Sindautoescola.SP mobilizam deputados para lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Formação de Condutores
Entidades atuam para fortalecer a representatividade de autoescolas/CFCs no Legislativo, além de assegurar que mudanças na habilitação sejam discutidas com responsabilidade e participação do setor

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do seu Conselho de Serviços, e o Sindautoescola.SP mobilizaram deputados federais de São Paulo em apoio ao lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Educação para o Trânsito e da Formação de Condutores de Veículos Automotores, realizado no dia 13 de agosto, às 17h, no Plenário 13, Anexo II, da Câmara dos Deputados.
A criação da Frente foi defendida pelas entidades com o objetivo de unir esforços no Congresso Nacional para fortalecer políticas públicas e medidas que preservem e aprimorem a formação de condutores no País, garantindo mais segurança viária e qualidade nos serviços prestados.
Em nota, o Sindautoescola.SP lamenta profundamente a fala do ministro dos Transportes, Renan Filho, divulgada em entrevista à imprensa, mencionando a existência de um estudo e de uma proposta de resolução que visam flexibilizar a exigência da formação teórico-técnica e da prática de direção veicular para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa intenção foi anunciada sem qualquer diálogo com o setor de autoescolas e Centros de Formação de Condutores (CFCs), que historicamente atuam com responsabilidade na formação de pessoas habilitadas a dirigir.
Em Brasília, o presidente do Sindautoescola.SP, José Guedes Pereira, acompanhado do diretor regional Célio Okumura, participou do lançamento da frente parlamentar. Para o dirigente, “é um momento ímpar para a nossa categoria, onde se cria uma frente para discutir o processo de formação de condutores e levar propostas ao governo federal sobre nossa atividade”, afirmou Guedes, reconhecendo o apoio dos deputados estaduais e federais.
O presidente do Sindautoescola.SP, José Guedes Pereira, acompanhado do Representante Regional Célio Okumura, em Brasília
O segmento das autoescolas e dos centros de formação de condutores representa milhares de empregos e movimenta de forma relevante a economia brasileira. Por isso, o Conselho de Serviços da FecomercioSP e o Sindautoescola.SP seguem atentos e mobilizados para fortalecer a representatividade de autoescolas/CFCs no Legislativo, além de garantir que quaisquer mudanças no processo de habilitação sejam discutidas com responsabilidade e participação efetiva do setor.