Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

FecomercioSP lança portal sobre logística reversa para consumidores, comerciantes e sindicatos

Plataforma será apresentada durante evento, na sede da Federação, que reunirá autoridades de meio ambiente e representantes da indústria para debaterem o tema

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 31 de maio de 2017 - A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do Conselho de Sustentabilidade - presidido pelo professor José Goldemberg - lançará, em 6 de junho, uma plataforma sobre logística reversa. A apresentação do novo portal será feita em um evento, na sede da Federação, e contará com a participação de importantes representantes de entidades relacionadas à sustentabilidade e à indústria. 

O site será destinado a consumidores, comerciantes e sindicatos e trará informações detalhadas para que o comércio possa participar dos Termos de Compromisso de sistemas de logística reversa no Estado de São Paulo e, ainda, se preparar para receber de seus clientes pilhas, baterias portáteis e baterias de chumbo ácido pós-consumo. 

A abertura do evento terá a presença do presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, professor José Goldemberg, do secretário adjunto de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), Antônio Velloso, que falará sobre o Sistema Ambiental Paulista e a logística reversa de produtos pós-consumo, e o diretor presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Carlos Roberto dos Santos, que abordará os resultados dos Termos de Compromisso citados. 

Além da apresentação da plataforma, o evento será dividido em dois blocos para discutir as atividades nas áreas de pilhas e baterias portáteis e de baterias de chumbo ácido. Participarão dos debates, o diretor do departamento de Sustentabilidade da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), João Carlos Redondo, a assessora técnica do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, Cristiane Lima Cortez, o vice-presidente da Associação Brasileira de Baterias Automotivas e Industriais (Abrabat), Carlos Zaim, e a diretora executiva do Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (Iber), Amanda Vieira Queiroz Schneider. 

Integração total

De caráter informativo e fácil navegação, o portal esclarece dúvidas sobre como aderir aos Termos de Compromissos, se tornar um ponto de entrega, localização dos locais para compra de um coletor ou a forma de confeccioná-lo e quais produtos participam dos Termos de Compromisso. Informações sobre os impactos do descarte inadequado de determinados produtos para a saúde humana e para o meio ambiente também fazem parte do site. 

"Esse portal da FecomercioSP é inovador, pois é a primeira vez que uma federação de comércio se coloca à disposição de um sistema de logística reversa estadual para adesão dos estabelecimentos comerciais. Esperamos que, por meio de nossa plataforma, milhares de comerciantes - que vendem pilhas e baterias portáteis - se tornem pontos de entrega primários e recebam esses produtos pós-consumo de seus consumidores. Dessa forma, além de cumprir a lei, os estabelecimentos contribuirão para manter nosso meio ambiente equilibrado e saudável para as futuras gerações", ressalta o presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, José Goldemberg. 

Ele também destaca o papel diferenciado e relevante do sindicato nesse sistema. "A Entidade atuará como ponto de entrega secundário, recebendo dos estabelecimentos comerciais pilhas e baterias portáteis pós-consumo levadas pelos consumidores nas suas lojas", diz Goldemberg. 

No caso das baterias de chumbo ácido, a adesão será feita por meio da Entidade Gestora - o Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (Iber). A plataforma de logística reversa da FecomercioSP fará a ponte entre o empresário e o portal do Instituto. A assessoria técnica do Conselho de Sustentabilidade da Federação também se manterá à disposição para esclarecimentos por meio do canal de comunicação "Fale Conosco" da plataforma. 

Credenciamento à imprensa

O evento será realizado na sede da Entidade, no dia 06 de junho, a partir das 9h30. O credenciamento à imprensa pode ser realizado por meio dos e-mails larissa.feria@tutu.ee e lilian.michelan@tutu.ee e também pelos telefones (11) 94291-8055 e (11) 94136-0648. 

Sobre a FecomercioSP

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 156 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por cerca de 30% do PIB paulista - e quase 10% do PIB brasileiro -, gerando em torno de 10 milhões de empregos. 

Mais informações:

Assessoria de imprensa FecomercioSP

Clarisse Ferreira - cferreira@fecomercio.com.br

(11) 3254-1715

Aline Carvalho - acbatista@fecomercio.com.br

(11) 3254-1717

Cristina Abreu - csaabreu@fecomercio.com.br

(11) 3254-1718

Samantha Vieira Silva - svsilva@fecomercio.com.br

(11) 3254-1716 Larissa Féria - Larissa.feria@tutu.ee

(11) 94291-8055

Aline Queiroz - aline.queiroz@tutu.ee

(11) 96860-1503

Melina Cintra - melina.cintra@tutu.ee

(11) 96864-3431

Lilian Michelan - lilian.michelan@tutu.ee

(11) 94136-0648 

Siga a FecomercioSP no Twitter - www.twitter.com/fecomercio

Conheça nossa página no Facebook - www.facebook.com/fecomercio

Fechar (X)