Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

FecomercioSP Orienta: estratégias para adaptar a gestão à nova lista de doenças de trabalho

Ansiedade, ‘burnout’ e covid-19 entram para a classificação; empresa preparada é vital para se prevenir de erros

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP Orienta: estratégias para adaptar a gestão à nova lista de doenças de trabalho
Leandro Almeida e Karina Negreli analisam práticas estratégicas para adaptação à nova lista de doenças do trabalho (Arte: TUTU)

Uma portaria do Ministério da Saúde, em vigor desde o fim de dezembro, atualizou a lista de doenças relacionadas ao trabalho, passando a considerar também o burnout, a covid-19, a depressão e a ansiedade, entre diversas outras, com mais de 150 novos códigos e diagnósticos. 

Diante disso, é importante que o empresário entenda que a saúde mental é uma questão que tem ganhado destaque na relação de doenças, assim como o consumo de álcool (e drogas) de forma excessiva. “Algumas das doenças, inclusive, são multifatoriais, não se desenvolvem apenas no ambiente de trabalho”, enfatiza Leandro Almeida, assessor jurídico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Esse é o tema do primeiro FecomercioSP Orienta, um programa mensal de debates que reúne especialistas da assessoria técnica da Federação para discutir legislação, convenção coletiva e normas trabalhistas, além dos principais indicadores econômicos. O mesacast é uma realização da FecomercioSP.

A Entidade examina o impacto da mudança para as empresas e as práticas estratégicas dentro da organização, tais como em relação a exames periódicos e demissionais. “Trazer, para o âmbito da empresa, um programa de controle médico e de saúde ocupacional, que possa fazer esse gerenciamento de risco de uma maneira detalhada e investigativa, dará elementos para que se possa atuar preventivamente”, esclarece Karina Negreli, assessora jurídica da Federação.

Confira o episódio e entenda a atualização da lista pela perspectiva de:

- processos judiciais já em andamento;

- ocupação de trabalhadores que não estão vinculados à CLT;

- como preparar a gestão contra erros;

- possíveis penalidades;

- prevenção.

 

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)