Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

FecomercioSP recolhe pilhas, baterias e eletroeletrônicos durante Conferência de Produção Mais Limpa, em São Paulo

Em parceria com a Green Eletron, campanha da Entidade durante a 17ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas também distribuirá cartilhas de Logística Reversa para comerciantes e consumidores

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 24 de maio de 2018 – A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do seu Conselho de Sustentabilidade, fará uma campanha de Logística Reversa na 17ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, a ser promovida no dia 4 de junho, em São Paulo. O evento, que discutirá os pilares da sustentabilidade (ambiental, econômico e social), é iniciativa da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

A população poderá participar da conferência – que possui inscrição gratuita – e, também, descartar pilhas, baterias portáteis e eletroeletrônicos pós-consumo no estande da FecomercioSP, na área de exposição do evento. A campanha da Federação, feita juntamente com a GREEN Eletron, tem o objetivo de conscientizar o público sobre o descarte correto dos materiais. A Federação distribuirá ainda cartilhas sobre Logística Reversa de Pilhas e Baterias Portáteis para comerciante e consumidor.

A campanha se faz necessária em razão da importância do descarte correto de pilhas, baterias portáteis e eletroeletrônicos pós-consumo. Esses itens não podem ser depositados no lixo doméstico, porque existe lei específica orientando sobre o descarte desses produtos em sistemas de coleta específicos. Pilhas e baterias portáteis devem ser mantidas em sacos plásticos ou embalagens plásticas até serem levadas em um ponto de entrega.

Em função disso, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n.º 12.305/2010) prevê que fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores tenham responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. O descarte é função do consumidor e, se realizado de forma incorreta, pode causar danos ao meio ambiente e coloca em risco a saúde da população.

A FecomercioSP oferece, desde junho de 2017, para comerciantes, sindicatos e consumidores, a Plataforma de Logística Reversa com o objetivo de contribuir para o equilíbrio do meio ambiente. O portal abrange informações e procedimentos para adesão aos termos de compromisso de sistemas de Logística Reversa de pilhas e baterias portáteis e também de eletroeletrônicos. O portal pode ser acessado no link: www.fecomercio.com.br/projeto-especial/logistica-reversa/.

"Um dos compromissos assumidos pela Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, em 2009, foi o de realizar campanhas de arrecadação de lixo eletrônico. Na primeira Virada Sustentável, a campanha arrecadou 20 toneladas de eletrônicos pós-uso. Além disso, sempre somos favoráveis à realização de campanhas de conscientização da população, referente ao descarte correto", afirma o vereador Gilberto Natalini (PV), proponente e presidente do evento.

Adesão aos termos de compromisso de Logística Reversa
Para ajudar os comerciantes que vendem pilhas e baterias portáteis a cumprir as determinações legais, a FecomercioSP, por meio do seu Conselho de Sustentabilidade, facilitou a adesão ao termo de compromisso de Logística Reversa mediante plataforma disponível no site da Federação. Desde fevereiro de 2018, o processo foi simplificado, já que não é mais necessária a apresentação do contrato social da empresa para o cadastro.

Realizado o cadastro, os comerciantes podem passar a receber esses produtos pós-consumo dos clientes e encaminhá-los para destinação ambientalmente adequada, de responsabilidade do fabricante ou importador. A meta é chegar em 2020 com a presença de urnas coletoras em todos os estabelecimentos comerciais dos 645 municípios de São Paulo.

A plataforma de Logística Reversa da FecomercioSP também traz informações para os consumidores e sindicatos. Por meio da ferramenta, é possível encontrar os pontos de entrega mais próximos de suas casas e se informar pela cartilha de Logística Reversa.

Serviço
17ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo
Data: 4 de junho de 2018 l 8h30 às 17h
Local: Câmara Municipal de São Paulo – Salão Nobre
Endereço: Vd. Jacareí, 100 – 8º andar
Inscrições gratuitas: www.natalini.com.br

Sobre a Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas
A Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas será realizada no dia 4 de junho, na Câmara Municipal de São Paulo, com o tema "direitos da natureza". A Conferência é iniciativa do gabinete do vereador Gilberto Natalini (PV). Neste ano, agregou-se à Conferência, o 2º Fórum Internacional da Mãe Terra, organizado pela ONG Mapas, que conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), e acontece no dia 3 de junho no Parque Villa-Lobos, com palestras, oficinas e shows. Os eventos entraram para o calendário da Semana Estadual do Meio Ambiente.

Fechar (X)