Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

FecomercioSP solicita que Câmara dos Deputados aprove proposta que altera cálculo de multas e reforça dupla visita

Projeto de lei também limita os valores das penalizações aplicadas às empresas

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP solicita que Câmara dos Deputados aprove proposta que altera cálculo de multas e reforça dupla visita

PL 2.766/21 contribui para aumentar a segurança jurídica e aperfeiçoar o ambiente de negócios
(Arte/Tutu)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) manifestou, à Câmara dos Deputados, pedido de aprovação ao Projeto de Lei (PL) 2.766/2021. Dentre os principais pontos, a matéria refina o impacto das multas sobre os negócios e reforça o critério de dupla visita nas fiscalizações dos estabelecimentos comerciais.

Na prática, a proposta, de autoria do deputado Marco Bertaiolli (PSD/SP), estabelece que, em caso de irregularidade, a empresa deve ser multada levando em conta a sua receita, e não o faturamento do grupo econômico do qual faz parte. Com isso, a pena passa a ter como referência a média do faturamento líquido dos três meses anteriores à emissão do auto de infração.

Além de uniformizar a aplicação desta regra, a medida contribui para aperfeiçoar o ambiente de negócios no País, uma vez que adapta o impacto da penalidade à infração cometida.

Acesse agora
Receio da fiscalização trabalhista e de ser multado? Nosso e-book explica como funciona o recurso aliado de micros e pequenas empresas

O texto, além disso, indica que a multa deve ser “graduada de acordo com a gravidade da infração, a vantagem auferida e a condição econômica do fornecedor”. Desta forma, a propositura se notabiliza por reforçar à segurança jurídica, tendo em vista que, assim, as empresas conseguem ter noção sobre o valor que deve ser pago – em todo caso, a multa não será inferior a meio salário mínimo nacional, tampouco superior a 10 mil vezes o valor do salário mínimo.

Vale destacar que, atualmente, não é incomum, motivada por interpretações subjetivas, a aplicação de penalizações em valores acima dos razoáveis. O PL, por sua vez, torna objetiva a regra de dosimetria da pena, conforme previsto no artigo 57 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Veja também
Defesa da Reforma Trabalhista no STF é fundamental para evitar destruição da lei
FecomercioSP contribui para texto de regulamentação da aplicação da LGPD para pequenos negócios
FecomercioSP sugere padrões mínimos de segurança ao Marco Legal da Inteligência Artificial

Ademais, o texto tem como ponto positivo o fato de considerar que a multa possa ser substituída por investimentos em infraestrutura, serviços, projetos ou ações de reparação de danos, o que também beneficiaria o consumidor.

Por fim, a matéria prevê que, exceto nos casos de infração gravíssima, a autuação dos estabelecimentos comerciais deve seguir o critério de dupla visita. Assim, a primeira fiscalização terá caráter orientador, de modo que o empreendedor deve ser instruído a adequar o negócio à legislação. Somente na segunda visita do fiscal, caso não regularize a situação da qual foi previamente notificada, a empresa será multada.

Em suma, a FecomercioSP considera a proposta benéfica para o ambiente de negócios e apoia a aprovação do texto.

 

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)