Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Flexibilização de regras permite abertura do comércio paulista neste domingo (18/4)

Reabertura gradual atende pleito da FecomercioSP e dos sindicatos patronais, reforçado recentemente em manifesto

Ajustar texto A+A-

Flexibilização de regras permite abertura do comércio paulista neste domingo (18/4)

Comércio poderá atender de forma presencial a partir do dia 18, por 8 horas, mesmo com o Estado na Fase Vermelha
(Arte: TUTU)

O Estado de São Paulo entra a partir deste domingo (18) na chamada Fase de Transição dentro da Fase Vermelha que permite a abertura gradual do comércio e de outras atividades. A medida atende a pedidos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), e de seus 136 sindicatos filiados, ao Poder Público para que as empresas voltem a trabalhar, considerando que os setores que representam seguem os protocolos de saúde e higiene com o intuito de proteger consumidores e empregados desde a criação das normas, sem contribuir com a proliferação do covid-19.

A Federação tem reforçado, ainda, que a recuperação da economia será possível se as empresas puderem abrir, o que somente será possível mediante aceleração da vacinação dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI) e houve inclusive um manifesto sobre o tema publicado no dia 7 de abril nos principais jornais do País, assinado com os sindicatos filiados.

Leia mais sobre o posicionamento da Federação na pandemia
Articular um movimento de reconstrução é uma tarefa urgente, por Abram Szajman 
Após solicitações da FecomercioSP, optantes do Simples terão mais três meses para pagar impostos
FecomercioSP consegue liberação de retirada presencial de mercadorias na Fase Emergencial em SP

Com a mudança anunciada nesta sexta-feira (16), o comércio pode atender de forma presencial a partir do dia 18, por 8 horas, das 11h às 19h. Essa flexibilização será ampliada para o setor de serviços em geral a partir do dia 24 de abril, quando salões de beleza e barbearias, restaurantes e similares poderão voltar a atender de forma presencial em todo o Estado também das 11h às 19h. As academias poderão atender entre 7h e 11h e das 15h às 19h.

A fase de transição mantém questões prioritárias adotadas na Fase Emergencial, como o toque de recolher, das 20h às 5h, a obrigatoriedade de teletrabalho para todas as atividades administrativas não essenciais e a recomendação de escalonamento na entrada e na saída dos setores de indústria, comércio e serviços, para reduzir a quantidade de pessoas no transporte público. Um ponto de atenção para os empresários é que a taxa de ocupação nos espaços é de no máximo 25%. A próxima atualização do Plano São Paulo está prevista para o dia 1º de maio.

Medidas de amparo

A FecomercioSP, como entidade empresarial e líder do sistema sindical do comércio de bens, serviços e turismo do Estado de São Paulo, tem atuado constantemente na defesa dos empregos e das empresas, em várias frentes, como tributária e trabalhista nas esferas federal, estadual e municipal. A Entidade defende que, para além da reabertura gradual dos setores de comércio e serviços, os governos precisam editar medidas emergenciais de amparo econômico, como ampliação das linhas de crédito direcionado para as pequenas empresas por meio dos bancos e das agências de fomento, com carência juros e prazos adequados à atual conjuntura; parcelamento de débitos fiscais, inclusive para empresas inscritas no regime do Simples Nacional, e a revogação imediata da retirada dos benefícios fiscais do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) para todas as mercadorias.

Conheça mais sobre a nossa atuação aqui.

 
Fechar (X)