Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Índice de expansão do comércio cresce pelo terceiro mês consecutivo em maio e alcança maior patamar desde fevereiro de 2015, aponta FecomercioSP

Segundo a Entidade, em maio, na comparação com mesmo mês de 2016, indicador de expansão subiu 39,7%

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 26 de maio de 2017 – A confiança dos empresários do comércio continua em ascensão e evidencia a sua intenção de expandir seus negócios e aumentar o quadro de funcionários. O Índice de Expansão do Comércio (IEC) subiu pelo terceiro mês consecutivo e atingiu 91,5 pontos em maio, alta de 2,8% em relação ao mês anterior. Na comparação com maio de 2016, houve expressiva elevação de 39,7%. A pesquisa é realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

tabela_iec_maio2017

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, os dados ratificavam as expectativas de que estava em gestação um processo de melhoria econômica. Entretanto, o fato da coleta dessas informações ter ocorrido antes da eclosão da crise política, é necessário aguardar os próximos resultados para verificar se essa consistência de melhoria das perspectivas não foi perdida.

O bom desempenho no mês foi motivado, principalmente, pelo crescimento do nível de investimento das empresas, que passou dos 67,7 pontos em abril para 70,4 pontos em maio, alta de 4%. Na comparação com maio de 2016, quando o item registrou 56,1 pontos, o crescimento foi de 25,5%. A expectativa para contratação de funcionários também subiu, 2,2% na comparação mensal, atingindo 112,6 pontos em maio. No contraponto anual, quando a expectativa de contratação estava em 74,9 pontos, houve alta de 50,3%.

Para a Entidade, as reformas e ajustes (aprovados ou em vias de aprovação) geraram um ambiente mais propício para o efetivo crescimento dos investimentos ao menos em médio prazo, mas hoje o ambiente político e econômico está tomado por grandes incertezas.


A recuperação do fôlego e ritmo do varejo e de outros setores se confirmaram em maio e a manutenção desse novo patamar, segundo a FecomercioSP, vai depender de uma definição mais clara acerca das reformas, quando os empresários devem realocar suas apostas para o bem ou para o mal.

Nota metodológica

O Índice de Expansão do Comércio da região metropolitana de São Paulo é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários. O indicador vai de zero a 200 pontos,representando, respectivamente, desinteresse e interesse absolutos em expansão de seus negócios. A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas.

Sobre a FecomercioSP

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 156 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por cerca de 30% do PIB paulista – e quase 10% do PIB brasileiro – gerando em torno de 10 milhões de empregos.

Fechar (X)