Sustentabilidade
14/01/2025Lei de energia renovável é sancionada com vetos aos ‘jabutis’
Governo atende aos pedidos da FecomercioSP, retirando itens que gerariam aumento de até R$ 658 bilhões nos custos de energia até 2050

A Lei 15.097 (Projeto de Lei 576/2021), que apresenta diretrizes para a geração de energia elétrica offshore, foi sancionada em 10 de janeiro pela Presidência da República. A norma aprovada contemplou importantes pedidos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que se posicionou contrária a artigos críticos do texto.
Mesmo não sendo a melhor opção para a transição energética — em razão dos impactos ambientais das extensas linhas de transmissão da geração offshore até o centro de carga (ponto de consumo onshore) e do fato de que o País ainda tem capacidade de implementar novos empreendimentos renováveis em terra firme —, a lei viabilizará investimentos, sobretudo, no setor eólico.
Foram excluídos do texto final artigos prejudiciais ao desenvolvimento do País. Se fossem aprovados, poderiam causar aumento das tarifas de energia elétrica de aproximadamente R$ 658 bilhões, entre 2024 e 2050, para os consumidores. Além disso, outros “jabutis” vetados, que permitiam a operação de as usinas térmicas a carvão e gás, contrariavam os preceitos da agenda climática, pondo em risco as metas brasileiras no âmbito do Acordo de Paris.
A FecomercioSP entende que o País precisa estar preparado, do ponto de vista do arcabouço legal, para receber investimentos nessa área estratégica ao desenvolvimento. Por isso, ao longo da tramitação, sensibilizou parlamentares e o governo federal, por meio da Casa Civil, sobre a importância da remoção dos pontos negativos, que gerariam aumento relevante das tarifas de energia elétrica, além de desafios econômicos e sociais, e seguiriam na contramão dos princípios de uma agenda climática sustentável.
Clique aqui para conferir todas as iniciativas do Conselho de Sustentabilidade da Entidade.
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Notícias relacionadas
-
Sustentabilidade
Normas internacionais estimulam gestão de riscos climáticos
Como as empresas brasileiras se preparam para novo padrão global para o reporte de informações
-
Sustentabilidade
A IA pode ser um motor de sustentabilidade; veja o debate
EconomiaInvestimento na economia digital é essencial para o Brasil
SustentabilidadeMP do setor elétrico repassará custos para PMEs
Recomendadas para você
-
Sustentabilidade
Empresas acreditam que a COP30 vai influenciar suas ações
Estudo da FecomercioSP revela que empresariado tem dificuldade de adotar medidas mais sólidas
-
Sustentabilidade
Seminário debate transição energética no Brasil e os desafios rumo à COP30
Evento gratuito promoverá uma discussão importante para o futuro da energia nacional e internacional
-
Sustentabilidade
Agenda Verde: os caminhos para um Brasil mais sustentável
FecomercioSP defende soluções concretas e incentiva empresas a liderarem transformação ambiental no País
-
Sustentabilidade
FecomercioSP entrega Agenda Verde ao Poder Público
Documento reúne as perspectivas da Federação sobre os caminhos que o País deve adotar, considerando a economia, a política e a sociedade sob a ótica das potencialidades e dos limites ambientais