Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Medidas contra tarifaço são positivas, mas governo deve focar em negociação

Pacote dá fôlego para setores mais atingidos pelas tarifas dos Estados Unidos; foco agora deve ser na diminuição das tensões

Ajustar texto A+A-

Medidas contra tarifaço são positivas, mas governo deve focar em negociação
O momento é de evitar declarações retaliatórias e evitar discussões públicas improdutivas (Arte: TUTU)

As medidas anunciadas nesta quarta-feira (13) pelo Executivo para conter danos causados pelo tarifaço dos Estados Unidos ao Brasil eram necessárias diante da gravidade da situação, avalia a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (FecomercioSP). 

As políticas, que envolvem disponibilidade de crédito a empresas mais atingidas, adiamento de arrecadação de impostos, estímulos via compras governamentais e apoio jurídico nos tribunais norte-americanos terão efeitos significativos, sobretudo, para produtos industrializados, que, com a taxação do mercado estadunidense, ficam provisoriamente sem direcionamento.

Essas mercadorias não serão realocadas em outros mercados no curto prazo e, por isso, as empresas que as produzem estão sujeitas a impactos mais sérios — os quais, em alguns casos, prejudicam regiões inteiras do País. 

Portanto, sem um resgaste imediato, a sobrevivência desses negócios estaria em risco. No entanto, é preciso também que o governo não aumente ainda mais a tensão diplomática com a Casa Branca. De acordo com a FecomercioSP, o momento é de evitar declarações retaliatórias e evitar discussões públicas improdutivas. É mais relevante negociar com responsabilidade e moderação. Só assim as medidas — que a Federação entende não ter fundamento econômico — terão a chance de serem revertidas.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)