Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

Novas regras para o crédito rotativo do cartão já estão em vigor

Expectativa é de que o mercado se torne mais competitivo, com os bancos criando condições para manutenção dos clientes

Ajustar texto A+A-

Novas regras para o crédito rotativo do cartão já estão em vigor

As instituições bancárias poderão oferecer linhas de financiamento com taxas mais baixas para o parcelamento da dívida
(Arte TUTU)

As novas regras para o crédito rotativo do cartão, implementadas pelo Conselho Monetário Nacional por meio da Resolução nº 4.549, de 17 de janeiro de 2017, já estão valendo. Com a mudança, a permanência do consumidor nessa modalidade de pagamento passará de tempo indeterminado para o prazo máximo de 30 dias. 

Depois desse período, as instituições bancárias poderão oferecer linhas de financiamento com taxas mais baixas para o parcelamento da dívida.

As normas foram alteradas, pois, se inicialmente se tratava de uma solução para quitar dívidas em médio prazo, o crédito rotativo acabou se tornando um grande problema, capaz de agravar a situação financeira caso se alongue demais. Isso porque a taxa de juros praticados na modalidade é muito alta (485% ao ano). 

Desde que não haja alta da taxa de juros do crédito parcelados no cartão - atualmente em 153,8% ao ano - a medida deve trazer vantagens para o consumidor. A expectativa é de que o mercado se torne mais competitivo, com os bancos criando condições para manutenção dos clientes, o que deve se refletir de forma positiva no setor de comércio, uma vez que o cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais utilizados pelos consumidores.

Fechar (X)