Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

O novo mundo pós-cisão entre Estados Unidos e China

Especialista comenta sobre a reação dos EUA diante do crescimento chinês

Ajustar texto A+A-

O novo mundo pós-cisão entre Estados Unidos e China
Lacuna tecnológica considerável fez o Brasil perder uma grande oportunidade (Arte: TUTU)

Por André Sacconato*

Por muito tempo, os Estados Unidos se aproveitaram do crescimento chinês para ajudar a debelar o próprio processo inflacionário. Enquanto o Federal Reserve (FED) despejava trilhões de dólares na economia para evitar recessão, os produtos do gigante asiático inundavam o mercado estadunidense e seguravam os preços, mesmo com a irresponsabilidade monetária.

No entanto, esta simbiose só valeu até os norte-americanos perceberem que a China não era mais um parceiro, mas uma ameaça para a sua liderança mundial. A partir disso, ao se darem conta da dependência chinesa de semicondutores, pensaram em uma maneira de brecar o crescimento do país, afetando o seu acesso a tudo referente a esta tecnologia.

Sendo assim, proibiram qualquer comunicação entre empresas dos Estados Unidos que atuassem na área, em qualquer ramo da cadeia, e a China. Outra medida foi dificultar a entrada de estudantes chineses em universidades estadunidenses, principalmente nos cursos em áreas relacionadas à Engenharia. Houve, ainda, uma queda nas compras de qualquer tecnologia de chips do país asiático.

O plano já começa a dar resultado: duas gigantes chinesas do setor já encontram dificuldades para manter os planos de expansão e de pesquisa e desenvolvimento.

A primeira, a Yangtze Memory Technologies (YMTC), situada a 40 quilômetros do centro de Wuhan, fundada em 2016, teve de rever os planos após investimento de US$ 15 bilhões numa nova planta que triplicaria a produção. Após o anúncio das sanções, a empresa não conseguiu ganhar a escola desejada e está demitindo milhares de trabalhadores, criando um clima horrível de insegurança entre colaboradores e fornecedores.

Outra companhia que sente os efeitos do bloqueio é a ChangXin Memory Technologies (CXMT), que planejava a construção de uma nova planta, cujas operações se iniciariam já neste ano. Resultado: o projeto foi adiado para 2025, sem previsão de promessas cumpridas.

Aqui, também foi preciso demitir gente. No planejamento central da economia da China, o plano era chegar a 50% de autossuficiência em semicondutores em 2030. Agora, a meta foi reavaliada para 30%.

Em 2015, este número era de 10%, o qual chegou a 24% em 2021. Por outro lado, a Índia parece que será umas das substitutas – junto a outros países asiáticos, como Vietnã e Tailândia – nas produções de itens que, antes, eram “made in China”.

A ideia é passar dos atuais 10% na participação da construção de iPhones para 40% em alguns anos, claramente em substituição às linhas de montagem chinesas.

Nesta empreitada, o Brasil parece ter perdido uma grande oportunidade, graças a uma lacuna tecnológica considerável. Felizmente, o novo modelo das redes globais tem chances de “pegar carona”. Contudo, para isso, é preciso desenhar planos de inovação e, principalmente, educação, urgentes.

*André Sacconato é economista, consultor da FecomercioSP e integrante do CEEP.
 Artigo originalmente publicado no Portal Contábeis em 23 de fevereiro de 2023.

Saiba mais sobre o Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP).

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)