Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU englobam 169 metas mundiais

Os 17 ODS serão tema da 6ª edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

Ajustar texto A+A-

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU englobam 169 metas mundiais

Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade terá sua sexta edição lançada no dia 10 de março
(Pixabay)

Agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas, em 2015, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) somam 169 metas a serem atingidas até 2030. As propostas pautarão o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, que já está com inscrições abertas!

Os 17 ODS abrangem os macro temas: social, ambiental, econômico e institucional. O primeiro deles trata da “Erradicação da pobreza”, no qual as ações devem garantir direitos iguais no acesso aos recursos econômicos, naturais, tecnológicos, bem como aos serviços básicos.

O segundo é o “Fome Zero”, que visa acabar com a desnutrição e proporcionar acessibilidade à alimentação segura e à agricultura sustentável. O objetivo três tem como foco “Boa saúde e bem-estar”, para assegurá-las a todos e reduzir as taxas de mortalidade materna e infantil, além de acabar com as epidemias de Aids, tuberculose, malária e com o uso de drogas.

Em quarto lugar está “Educação de qualidade”, com a meta de assegurar a todos a inclusão e a formação profissional de qualidade. “Igualdade de gênero” é o tema do objetivo cinco, que visa extinguir a discriminação e violência contra mulheres e meninas.

O sexto trata da “Água potável e saneamento” e quer viabilizar a gestão sustentável da água e saneamento a todos. O objetivo sete estabelece “Energia limpa e acessível”, para garantir o acesso à energia de fontes renováveis e dobrar a eficiência global. Em seguida vem o “Trabalho decente e crescimento econômico”, que pretende promover inclusão e erradicando o trabalho forçado e escravo.

“Indústria, inovação e infraestrutura” compõem a meta nove, com enfoque na industrialização inclusiva e sustentável e fomento da inovação. Na décima, “Redução das desigualdades”, a atenção é à inclusão social, econômica e política de todos, independentemente de raça, idade, gênero, etnia, religião ou condição econômica.

Para proporcionar a habitação segura e inclusiva, foi criado o objetivo 11, “Cidades e comunidades sustentáveis”. E o ODS seguinte, “Consumo e produção sustentáveis”, estabelece que haja padrões de produção eficientes e manejo saudável.

Em 13º está o “Ação contra mudança global do clima”, que embasará medidas urgentes para combate os impactos dessas alterações, além de prevenir catástrofes naturais.

O objetivo cujo tema é “Vida na água” tratará da conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos. Da mesma forma, o número 15, tem a mesma proposta, porém, voltada para a “Vida terrestre”.

Os dois últimos são “Paz, justiça e instituições eficazes” e “Parcerias e meios de implementação”, que visam, respectivamente, a construção de sociedades pacíficas e responsáveis e o fortalecimento das formas para colocar todas as metas em prática.

Projetos relacionados a temas de qualquer um dos ODS podem se inscrever no 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, que contará com as seguintes categorias: Empresa, Entidades Empresariais, Indústria, Órgão Público, Academia e Reportagem.

Fechar (X)