Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Para FecomercioSP, decisão do Banco Central de reduzir Selic para 12,75% é correta

Redução da taxa básica de juros vai ao encontro das expectativas do mercado

Ajustar texto A+A-

Para FecomercioSP, decisão do Banco Central de reduzir Selic para 12,75% é correta
Decisão do Copom considera o aumento do preço do petróleo e as incertezas da política fiscal (Arte: TUTU)

Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a decisão do Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central (Bacen) de reduzir a Selic, a taxa básica de juros da economia, para 12,75% ao ano (a.a) é correta, considerando o aumento do preço do petróleo e incertezas da política fiscal.

Embora alguns analistas tenham apostado em um corte mais radical, de 0,75 ponto porcentual (p.p), a Federação entende que a redução de 0,5 (p.p.) é apropriada, uma vez que os cortes exigem cautela, pois os juros mais longos estão subindo consistentemente frente ao receio da política fiscal. Isso acontece porque, só nos primeiros seis meses do ano, o governo já atingiu um déficit fiscal de R$ 100 bilhões, o que mostra uma postura expansionista que ameaça pressionar a demanda no futuro.

Ainda segundo a Federação, o corte de gastos e a Reforma Administrativa são essenciais para manter a redução de juros em 2024 e para melhorar as condições de investimento, receita, renda e emprego do setor privado nos próximos anos. Além disso, o valor do petróleo continua subindo, enquanto a Petrobras mantém preços abaixo do mercado, o que provavelmente resultará em futuros acréscimos nos valores dos combustíveis a fim de preservar a estabilidade financeira da estatal.

Por outro lado, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) surpreendeu positivamente, ao registrar um aumento de apenas 0,23%, abaixo das expectativas do mercado, que esperava 0,28%, indicando um cenário inflacionário relativamente estável. Nos últimos 12 meses, o IPCA acumulou um aumento de 4,61%, com alta anual de 3,23%. Itens essenciais, como alimentos em domicílio, apontaram quedas notáveis (-1,26%). 

Além disso, os núcleos de inflação e os serviços se mantiveram estáveis, com médias entre 0,25% e 0,3%, indicando sinal verde para os diretores da autoridade monetária ao sugerir uma estabilização da demanda. A próxima reunião está marcada para o fim do mês de outubro.

Acompanhe a FecomercioSP

Para saber mais sobre as atividades de advocacy da FecomercioSP ou conhecer as atividades dos conselhos da Entidade, fale conosco pelo e-mail ri@fecomercio.com.br.

Você já conhece o Fecomercio Lab – nosso canal para associados(as) em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio? Saiba mais aqui.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)