Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

Revista Problemas Brasileiros: 60 anos de uma história em construção

Edição comemorativa registra temas que (ainda) afligem a sociedade; baixe agora

Ajustar texto A+A-

Ouvir Texto:

00:00 00:10
Revista Problemas Brasileiros: 60 anos de uma história em construção
Edição também traz reportagens sobre o ambiente de negócios e o mercado de trabalho nacional, além da corrida pela descarbonização e adoção da agenda ESG (Arte: TUTU)

Em 2023, a Revista Problemas Brasileiros (PB) completa 60 anos. Para celebrar em grande estilo, a edição 475 da publicação bimestral da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), além de um olhar analítico sobre o passado, discute os entraves da atualidade rumo às próximas seis décadas. 

Confira a análise do antropólogo Roberto DaMatta sobre um país que continua repleto de desigualdades. Em entrevista exclusiva, ele afirma que a estrutura hierarquizada do País dificulta um horizonte social mais igualitário. “Pode haver leis para tentar equalizar, democratizar, mas a igualdade não pega, porque depende sempre da circunstância”, ressalta.

O jurista Nelson Jobim é outra personalidade entrevistada. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) traça uma visão transversal do poder ao declarar que o STF não pode ser um ambiente de afirmações individuais. “Não é um local para formação de história própria”, diz.

Ainda, as origens da relação luso-brasileira são relembradas pela historiadora portuguesa Isabel Corrêa da Silva, que conta como as trocas comerciais e culturais de ambos os países tiveram início.

Já António Nóvoa, reitor emérito da Universidade de Lisboa e referência global em docência, reflete sobre a escola do século 21, ao passo que a historiadora Mary Del Priore disserta a respeito das mudanças no papel da mulher na sociedade.

A edição também traz reportagens sobre o ambiente de negócios e o mercado de trabalho nacional, além da corrida pela descarbonização do setor produtivo e da adoção da agenda ESG no meio empresarial.

Baixe a edição comemorativa de 60 anos da PB aqui.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)